A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), levou vacinação e testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) durante uma ação de saúde realizada junto à Central de Polícia de Gravataí nesta quinta-feira, 5. Ao menos 23 doses foram aplicadas, protegendo os profissionais da Polícia Civil contra doenças como gripe, hepatite B, gripe e febre amarela. Os testes rápidos, que possibilitam o diagnóstico precoce de infecções como HIV, sífilis e hepatites B e C, alcançaram 30 pessoas.
Além disso, a ação contou com diversas ações voltadas aos cuidados com a saúde. Entre elas, estavam atendimentos de enfermagem, acupuntura, auriculoterapia, doação de kits odontológicos e atendimentos de nutrição e de fisioterapia, chegando a mais de 100 pessoas atendidas ao longo do dia. Também houve doação de sangue aos interessados em realizar o ato de solidariedade.
“A SMS é sempre engajada e parceira de ações como essas. Atividades de promoção à saúde reforçam a importância dos cuidados preventivos com a saúde como um todo, sempre com o objetivo de levar maior qualidade de vida para a população”, destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
Inaugurada em dezembro de 2022 por meio de uma parceria entre o governo do Estado, a Prefeitura de Gravataí, o Poder Judiciário e entidades privadas, a Central de Polícia abrange as Delegacias de Polícia de Pronto-Atendimento, da Mulher, de Homicídios e Proteção à Pessoa, a 1ª Delegacia de Polícia de Gravataí e a sede da 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana. Localizada na Av. Jorge Amado, 761, no bairro Santa Cruz, a Central atende as demandas de Gravataí e também de municípios próximos, como Alvorada, Cachoeirinha, Glorinha e Viamão.