Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Mais de 60 árvores nativas são cortadas na área ambiental do Mato do Júlio, denunciam moradores de Cachoeirinha

5a6f50fd 9d3a 42b2 8901 8f13544b483f

O corte de mais de 60 árvores nativas que vem sendo efetuado há duas semanas por equipes da RGE na Avenida Flores da Cunha, junto à area ambiental do Mato do Júlio, em Cachoeirinha, tem causado revolta e indignação de moradores locais.

Grupos que defendem a preservação do Mato Júlio denunciam “desmatamento” da área ambiental com a supressão das árvores, que está colocando em risco de extinção espécies raras de fauna e flora.

Os ambientalistas acreditam que o corte da vegetação objetiva a descaracterização da área para futuramente viabilizar a construção de um grande empreendimento imobiliário.

“A ação dos últimos dias, com a derrubada de dezenas de árvores não é somente por conta da proximidade com a fiação. A retirada está sendo feita sem critério nenhum. Sem nenhuma análise previa, nenhum estudo, planejamento ou verificação de fauna. A situação é grave na medida em que uma série de aves, insetos e animais com risco de extinção vivem naquela área que está sendo desmatada”, denuncia o integrante do Coletivo de preservação do Mato do Júlio, Caio Baseggio.

Conforme Baseggio não é época de poda e a ação pode acarretar num impacto gigantesco no meio ambiente. Ele ainda afirma que existe a problemática da especulação imobiliária, ligada ao Plano Diretor e a descaracterização da área. De acordo com o integrante do Coletivo, foi realizado o corte de 7 metros de extensão para dentro do mato, mais de 50 metros de comprimento, e tranquilamente foram retiradas cerca de 60 árvores de diferentes tamanhos.

Já o professor Leonardo da Costa diz que inicialmente a população acreditava que seria apenas uma poda superficial, como ocorre com recorrência, mas teve seguimento uma supressão absurda. Segundo ele, a concessionária poderia fazer o manejo da vegetação, retirando de um lugar e plantando em outro, ou a poda propriamente dita, com o corte de galhos.

“O cenário de hoje nos leva a constatar que não é só uma supressão. A ação acontece como uma forma de descaracterizar a área, que tem especial interesse ambiental. Querem descaracterizar a área para fazer um empreendimento mobiliário. Existe uma disputa pelo local, mas também existem critérios legais que impedem essa construção”, argumenta.

A RGE, concessionária esclarece que a retirada de vegetação nas proximidades da rede elétrica de Cachoeirinha é uma medida preventiva planejada para garantir a segurança da população e a continuidade do fornecimento de energia, principalmente após os eventos climáticos que afetaram a região. Essa ação faz parte do Plano Anual de Manutenção Preventiva da concessionária e é realizada em parceria com a Prefeitura, visando minimizar riscos e melhorar a confiabilidade da rede.

A operação segue normas técnicas do setor elétrico e é acompanhada por especialistas, com avaliação prévia de todas as necessidades locais. A RGE reforça também o seu compromisso com o manejo responsável da vegetação e com a conscientização sobre a importância do plantio adequado, e do manejo preventivo, tanto em áreas públicas quanto em propriedades particulares.



Total
0
Shares
Anterior
Grupo Plantando que se Colhe encerra atividades de 2024 com confraternização e planejamento para o próximo ano
IMG 8279

Grupo Plantando que se Colhe encerra atividades de 2024 com confraternização e planejamento para o próximo ano

Desenvolvido mensalmente na Unidade de Saúde da Família (USF) Parque dos Anjos

Próximo
Ação de saúde na Central de Polícia de Gravataí leva vacinação, testes rápidos e atendimentos a mais de 100 pessoas
IMG 8310

Ação de saúde na Central de Polícia de Gravataí leva vacinação, testes rápidos e atendimentos a mais de 100 pessoas

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), levou

Leia também...