Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Ações do Julho Amarelo estão sendo realizadas, em Gravataí

IMG 0322

Com o objetivo de prevenir e conscientizar sobre as hepatites virais, a campanha Julho Amarelo destaca a importância da testagem precoce e do controle e tratamento de alguns tipos das doenças. As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando desde alterações leves no organismo até quadros mais graves. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que existem vacinas disponíveis na rede municipal de saúde para as hepatites A e B, constituindo a principal forma de prevenção e proteção contra as enfermidades.

A hepatite B, por exemplo, pode ser transmitida por via sexual e contato sanguíneo, assim como de mãe para filho durante a gestação ou parto – sendo esta última denominada de transmissão vertical. A melhor forma de prevenir a hepatite B é a vacina, disponível em todas as 30 unidades de saúde municipais. Embora não haja cura para a doença, existe tratamento, que visa reduzir o risco de progressão da doença e suas complicações. 

Outras formas de prevenção da doença incluem usar adequadamente preservativos em todas as relações sexuais e não compartilhar objetos pessoais, como lâminas de barbear, escovas de dente, material de manicure e pedicure e equipamentos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercings. À disposição em todas as 30 unidades de saúde, os testes rápidos ajudam na identificação da doença. 

Outra enfermidade que pode ser detectada com a testagem rápida é a hepatite C. Não há vacina para a doença, o que reforça as medidas de prevenção e da realização dos testes rápidos, que também identificam sífilis e HIV. Seguros, os testes são realizados em menos de 30 minutos e, em caso, de resultado positivo, os serviços de saúde realizam o encaminhamento o mais rápido possível para assistência médica e início do tratamento. 

Nos meses de julho e agosto, a SMS terá ações de saúde em escolas no município no turno da noite, quando serão ofertadas atividades como vacinação e testes rápidos aos alunos, professores e funcionários das instituições de ensino. As atividades ocorrem das 18h às 22h.

Julho

– 16/7: EEEM Padre Nunes
– 18/7: EEEM Ponche Verde

Agosto

– 6/8: CE Professor Nicolau Chiavaro Neto
– 13/8: EEEM Professora Maria Josefina Becker
– 15/8: EEEM Professora Sonia Maria Rangel Paim
– 20/8: EEEM Tuiuti
– 22/8: EEEM Frei Velloso

Sintomas e prevenção das hepatites virais

Alguns sintomas mais comuns das hepatites virais são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, urina escura e fezes claras. A prevenção das hepatites B, C e D requer atitudes e práticas seguras, como o uso adequado de preservativos durante as relações sexuais e o não compartilhamento de instrumentos perfurocortantes e objetos de higiene pessoal, como lâminas de barbear ou depilar. 

Para a prevenção das hepatites A e E, por sua vez, as medidas preventivas compreendem melhorias no saneamento básico, o que inclui evitar contato com água contaminada e higienizar os alimentos antes do consumo.

Serviço de Assistência Especializada

Localizado na Rua Ernesto Fonseca, 35 – Centro, o Serviço de Assistência Especializada (SAE) é uma unidade assistencial de caráter ambulatorial que propicia o vínculo da pessoa vivendo com HIV, hepatites virais e tuberculose. O serviço possui atendimentos médicos, de enfermagem, de serviço social e de psicologia, assim como assistência farmacêutica e laboratorial aos pacientes vinculados ao serviço.

Os pacientes podem ser encaminhados via unidades de saúde ou procurarem atendimento diretamente no local, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser conferidas pelos telefones (51) 3600 – 7780 e (51) 3600 – 7778.



Total
0
Shares
Anterior
Sem coleta há uma semana por falta de pagamento à empresa terceirizada, lixo se acumula em bairros de Cachoeirinha
040a0029 3b2b 407b b1ec 75099f57e6b6

Sem coleta há uma semana por falta de pagamento à empresa terceirizada, lixo se acumula em bairros de Cachoeirinha

Moradores de bairros de Cachoeirinha enfrentam problemas no recolhimento de lixo

Próximo
Governo do Estado confirma operação da Infraero para ampliar voos nos aeroportos de Canela e Torres
IMG 0323

Governo do Estado confirma operação da Infraero para ampliar voos nos aeroportos de Canela e Torres

O governador Eduardo Leite assinou, na sexta-feira (12), o documento que repassa

Leia também...