A prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, fez história ao ser eleita presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para a gestão 2025/2026. Ela será a primeira mulher a ocupar o cargo desde a fundação da entidade, tornando-se porta-voz dos 497 municípios gaúchos.
Adriane conquistou 60% dos votos válidos, totalizando 171 dos 282 votos apurados, superando os prefeitos Marcos Corso (Três de Maio), Schamberlaen Silvestre (Cambará do Sul) e Volmir Rodrigues (Sapucaia do Sul). Ela sucede o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda.
Neste ano, a indicação da presidência coube ao partido Progressistas RS, que elegeu o maior número de prefeitos nas eleições municipais de 2024 — 164 no total, o que representa um crescimento de 13,8% em relação ao pleito anterior. O prefeito de Saldanha Marinho, Volmar Telles, foi eleito vice-presidente.
Ao assumir o cargo, Adriane reforçou seu compromisso com o fortalecimento do municipalismo. “Quero honrar cada voto e cada compromisso assumido, exatamente como cada um deseja fazer em sua cidade. Os desafios do municipalismo são grandes, mas vamos trabalhar com foco em resultados concretos para as nossas gestões. Esta é a nossa missão: melhorar a vida das pessoas e fortalecer as administrações locais”, declarou.
O presidente estadual do Progressistas, deputado Covatti Filho, parabenizou a nova presidente e destacou o papel do partido no cenário municipalista. “Tenho plena convicção de que a gestão da Adriane será produtiva, propositiva e sintonizada com os desafios e necessidades das nossas cidades”, afirmou.