Uma iniciativa de acadêmicos de Odontologia do Centro Universitário Cesuca, em parceria com a Prefeitura de Gravataí, tem levado orientações sobre saúde bucal a alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vanius Abílio dos Santos. Nesta terça-feira, 29, os assuntos foram voltados à importância da saúde bucal, com atividades aos alunos do Pré I ao 4º ano. Semanalmente, sempre às terças-feiras, haverá ações sobre variadas temáticas junto aos alunos, abordando temas como cárie dentária, alimentação saudável e orientações de higiene.
“Nessa primeira temática eles buscaram conhecer os entendimentos prévios dos escolares sobre saúde bucal, se já haviam ido alguma vez ao dentista e também se apresentarem como acadêmicos e explicar que estarão presentes uma vez por semana na escola abordando a saúde bucal, que é um assunto muito importante”, comenta Diana Tremea, professora da área de Saúde Bucal Coletiva da Cesuca.
Conforme Diana, as atividades foram pensadas e desenvolvidas com as turmas conforme a faixa etária. Os alunos do Pré I, por exemplo, trabalharam com desenhos em que eram convidados a ilustrar como imaginavam um dente saudável e um dente não saudável. Os do primeiro ano, por sua vez, elaboraram uma caixinha onde depositavam imagens de alimentos saudáveis e não saudáveis, de forma a trabalhar a educação permanente em saúde bucal.
Na próxima semana, será a vez das turmas do 5º ao 9º receberem as ações. As atividades fazem parte da disciplina Programa Integrado de Ensino em Saúde Bucal II (PIESB II), com alunos do segundo semestre do curso de Odontologia. A parceria entre o Centro Universitário Cesuca e a Prefeitura de Gravataí ocorre a partir de convênio de cooperação, em que o Executivo Municipal fornece Campos de Estágio para as instituições de ensino.
Higiene bucal
Conforme a responsável pela Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Alessandra Salvadori, a higiene bucal na infância é importante para o desenvolvimento de hábitos saudáveis que ajudam a evitar o surgimento de doenças. Além disso, as ações de prevenção em saúde bucal incentivam as crianças a obterem hábitos saudáveis, como a escovação dental diária. “O trabalho com os alunos nas escolas é ainda mais enriquecedor, tendo em vista que eles são grandes multiplicadores das informações no convívio familiar”, completa.
Confira dicas para manter uma boa saúde bucal em todas as idades
– Mantenha uma alimentação saudável;
– Escove os dentes sempre após as principais refeições, principalmente antes de dormir;
– Utilize fio dental diariamente, pois remove a placa em locais onde a escova não atinge;
– Troque sua escova de dente sempre que as cerdas estiverem gastas ou deformadas;
– Controle a ingestão de guloseimas, como balas, salgadinhos, biscoitos recheados e líquidos açucarados;
– Examine sua boca e a das crianças. Na presença de feridas na boca que não cicatrizam em 15 dias, caroços, manchas nas bochechas e/ou nas gengivas, procure um dentista