A presidente da Câmara Municipal, Jussara Maria da Silva (Jussara Caçapava-Avante) tomou posse como nova prefeita da cidade na madrugada deste sábado (03). Às 1h26min de hoje, ela assumiu o Executivo logo após o prefeito de Cachoeirinha, Cristian Wasem Rosa (MDB) e seu vice, o Delegado João Paulo Martins (Progressistas), terem tido os mandatos cassados pela Câmara dos Vereadores no final da noite de sexta-feira (02). O julgamento começou às 10h40 e terminou às 23h35min de ontem. Foram mais de 13 horas de sessão, com diversos intervalos. Cristian e Delegado chegaram ao plenário por volta das 17h30 e sentaram ao lado de seus advogados numa mesa que ficava em frente à tribuna dos parlamentares. Depois da abertura de espaço para os vereadores se manifestarem foi a vez dos advogados de defesa dos reús argumentarem. Na sequência, tanto prefeito e vice tiveram duas horas para apresentarem sua defesa, marcada por discursos inflamados contra os opositores e ex-aliados. Em seguida, Wasem e Delegado deixaram a Casa antes da parte final da votação que decidiu por 14 votos a 3 pelo afastamento de ambos.
Na cerimônia de posse, Jussara ressaltou que o mandato será mais “democrático” e “humanizado”, além de trabalhar no avanço dos serviços de limpeza e de saúde no municipio. Ela prometeu começar o primeiro expediente às 7h da manhã de segunda-feira (5). Na próxima semana, a prefeita interina informou que vai dialogar com todos os partidos para compor um novo secretariado. “Apartir de segunda, vou reunir minha equipe de trabalho para iniciar o nosso planejamento de governo e divulgar os primeiros nomes do Secretariado”, falou com exclusividade ao blog.
Por enquanto, sabe-se que o ex-gerente de comunicação da Prefeitura, Tiago Almer, atual assessor da Câmara dos Vereadores, deve retornar ao Paço Municipal para reassumir o comando da assessoria de imprensa. Jussara deve permanecer no cargo durante seis meses, até a Justiça Eleitoral convocar as eleições suplementares.
Nos bastidores ecoam três nomes de possivéis candidatos a prefeito da cidade, cuja nova eleição deve ocorrer até junho, entre as quais a própria Jussara, além do vereador Gustavo Almansa (PT) e a presidente do CIC (Centro da Indústrias de Cachoeirinha) Neiva Bilhar, filiada ao MDB pode surgir como aposta de Wasem.




