O vice-prefeito Dr Levi Melo e o secretário municipal da Saúde Régis Fonseca reuniram-se nesta quarta-feira, 9, com gestores da Santa Casa para debater sobre o andamento das obras da Nova Emergência SUS do Hospital Dom João Becker (HDJB). Com investimento da Prefeitura de Gravataí, a nova estrutura – moderna, equipada e ampliada – deve ser entregue ainda este ano à população gravataiense.
“Gravataí ganhará uma nova estrutura de pronto atendimento, totalmente modernizada. Saúde é uma prioridade do nosso governo. Já temos uma UTI duplicada e, em breve, teremos uma emergência triplicada”, destacou o vice-prefeito. A Nova Emergência SUS passará dos atuais 405 metros quadrados para 1.240 metros quadrados e de nove para 24 leitos, além de ampliar a quantidade de poltronas para aplicação de medicamentos (de seis para 13 unidades) e criar salas de apoio assistencial.
Conforme o titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os recursos somam-se aos investimentos feitos pela prefeitura na área, dentro do Programa Amplia Hospital, que prioriza a expansão da atenção hospitalar e busca potencializar a abrangência das ações e das possibilidades de captação de recursos, por meio da união de esforços e em tempo reduzido, visando ao melhor atendimento em saúde à população.
“Termos uma estrutura hospitalar como esta que está sendo erguida é motivo de orgulho para Gravataí. Buscamos sempre que as pessoas se sintam bem atendidas, em especial nos cuidados hospitalares. Assim, a população tem acesso a uma estrutura moderna e bem equipada, à altura do que ela deseja e merece. É garantia de qualidade e segurança com um serviço diferenciado prestado pela Santa Casa”, ressaltou.
Relembre
Nos últimos anos, a parceria entre a Prefeitura de Gravataí e a Santa Casa permitiu uma série de avanços na área de saúde. No final de 2021, foi entregue uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Becker, obra muito aguardada pelo município e que trouxe enormes ganhos à população. A nova estrutura teve sua área ampliada de 257 metros quadrados para 515 metros quadrados e o número de leitos duplicado, aumentando de dez para 20 unidades. Além disso, houve a qualificação das duas unidades de pronto atendimento (UPAs) existentes no município, que atendem milhares de pessoas todos os meses.