A Prefeitura de Gravataí, por meio das secretarias municipais da Saúde (SMS) e de Mobilidade Urbana (Semurb), promoveu na tarde desta quarta-feira, 4, uma Blitz da Saúde, ação educativa de conscientização sobre a prevenção contra o HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Realizada na parada 72, a atividade distribuiu mais de 200 kits contendo materiais informativos de saúde, preservativos e orientações de trânsito aos motoristas que trafegavam pela Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira.
“Nossa parada educativa teve o objetivo de abordar os condutores e orientá-los sobre cuidados com a saúde e com o trânsito”, destacou a fiscal de trânsito Andréia Trindade, da Escola Pública de Trânsito de Gravataí, ligada à Semurb.
A ação realizada nesta tarde integra as atividades desenvolvidas pela SMS alusivas ao Dezembro Vermelho, campanha que busca chamar a atenção para a prevenção, a conscientização e a assistência a pessoas vivendo com HIV/Aids e outras ISTs. Preservativos masculino e feminino, gel lubrificante, informativos sobre Aids e autotestes para HIV foram distribuídos aos condutores durante a iniciativa.
Profissionais de saúde envolvidas na atividade também orientaram os motoristas sobre a realização da testagem rápida. Disponíveis em todas as 30 unidades de saúde de Gravataí, os testes rápidos possibilitam o diagnóstico precoce de quatro infecções: HIV, sífilis e hepatites B e C.
A SMS lembra que o uso de preservativos fica recomendado em todas as relações sexuais, sendo o método mais eficaz para evitar a transmissão das ISTs. Além disso, destaca-se a prevenção combinada, que consiste na associação de diferentes métodos de prevenção, diagnóstico e tratamento, conforme as características e o momento de vida de cada pessoa. Entre outros objetivos, a prevenção combinada visa reduzir danos e eliminar o estigma e a discriminação quando às pessoas vivendo com HIV/Aids.
Entre as ações que compõem a prevenção combinada, estão a imunização para o HPV e para a hepatite B. Também existem as profilaxias pós-exposição (PEP) ao HIV e a profilaxia pré-exposição (PrEP), ambas disponibilizadas pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE), serviço da SMS que propicia o vínculo da pessoa vivendo com HIV, hepatites virais e tuberculose.
Localizado na Rua Ernesto Fonseca, 35 – Centro, o SAE é uma unidade assistencial de caráter ambulatorial composta que presta atendimento multiprofissional, com atendimentos médicos, de enfermagem, de serviço social e de psicologia, assim como assistência farmacêutica e laboratorial aos pacientes vinculados ao serviço.
Os pacientes podem ser encaminhados via unidades de saúde ou procurarem atendimento diretamente no local, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser conferidas pelos telefones (51) 3600 – 7780 e (51) 3600 – 7778.