A informação é do anuário “Cidades mais seguras do Brasil – 2023”, da empresa MySide, que utiliza dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde. O indicador principal utilizado para classificar as cidades foi a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes. Para calcular o índice, foram analisados os dados do 1,5 milhão de óbitos ocorridos em 2022 consolidados no Painel de Monitoramento da Mortalidade da SVSA. No informativo, o Rio Grande do Sul aparece como o 5º estado mais seguro, atrás de Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina.
Para o secretário municipal de Segurança Pública, João Carlos da Luz Diogo, este resultado é fruto de diversas ações, entre elas a integração das forças de Segurança no município, como Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil; o cercamento eletrônico, com 360 câmeras espalhadas pela cidade, monitoradas pelo CICC (Centro Integrado de Controle e Comando); operações como a Trabalhador Seguro (patrulha as paradas de ônibus nos horários em que as pessoas saem para trabalhar e onde há maior índice de ocorrências), Balada Segura e Operação Baldio (vistoria prédios abandonados); além da atuação do Grupamento Mulheres Protegidas e Patrulha Escolar. “Existe um trabalho focado na prevenção originária e interventiva da criminalidade, além de um trabalho de inteligência e tecnologia que dão suporte à operacionalidade da Guarda Municipal. Não podemos deixar de citar também o investimento de R$ 280 mil que a prefeitura repassou ao Consepro (Conselho Pró-Segurança), que dá suporte à atuação das forças de Segurança que atuam em Cachoeirinha”, informou.
Prisões
Somente nas duas últimas semanas, a atuação da Guarda Municipal resultou na prisão de seis indivíduos em diversas situações. No final de julho, dois homens foram presos por furto em estabelecimento comercial, no bairro Bom Princípio. Eles tinham antecedentes criminais e foram encaminhados à DPPA (Delegacia de Pronto Atendimento) de Gravataí. Durante patrulhamento de rotina no Parcão, num domingo à noite, prendeu um homem em flagrante por importunação sexual contra uma mulher de 19 anos. O indivíduo de 45 anos recebeu voz de prisão e foi encaminhado à DPPA de Gravataí.
Na madrugada do dia 3, o CICC flagrou, através das câmeras de monitoramento, um homem no interior da Escola Tiradentes. No local, as guarnições abordaram o indivíduo que estava de posse de uma TV LCD de 75 polegadas e constataram que uma sala de aula estava com a porta arrombada. Diante dos fatos, o indivíduo de 21 anos, com diversos antecedentes criminais, recebeu voz de prisão. Ele tinha antecedentes por: Tráfico (quatro vezes), Furto Qualificado, Roubo a pedestre, Violação de Domicílio, Lesão Corporal, Ameaça e Desacato. Em abril havia sido preso pela Guarda furtando uma condensadora de ar-condicionado, também flagrado pelas câmeras. Um foragido também foi recapturado pela Guarda no Albergue Municipal, que estava com Ofício de Captura da Susepe em aberto, sendo então apresentado à DPPA de Gravataí. Na tarde do dia 9, a Guarda foi acionada para comparecer à EMEI Marli do Carmo, para averiguar uma ocorrência de roubo de um celular. A guarnição fez buscas nas proximidades e encontrou o veículo suspeito com um simulacro de arma de fogo e o celular da vítima. Também foi levado à DPPA de Gravataí