O prefeito de Cachoeirinha, Cristian Wasem (MDB) e o secretário municipal de Planejamento, Paulo Garcia, anunciaram que a cidade está próxima de concretizar a criação do curso de medicina na cidade. A confirmação veio durante a visita de uma comitiva liderada pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), que visitou o município e afirmou que irá endossar a viabilidade da abertura do curso pelo Centro Universitário Cesuca.
Esse endosso é uma das exigências do MEC (Ministério da Educação) para todos os municípios pertencentes à 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, sendo necessário o apoio de Porto Alegre para a implantação do curso em Cachoeirinha. Melo comprometeu-se a enviar nos próximos dias a documentação necessária para que a universidade encerre essa fase de credenciamento. A expectativa é que, com a documentação sendo encaminhada até o fim do mês, o curso possa ter seu início efetivado até o segundo semestre de 2025, conforme a previsão da Prefeitura e da universidade.
- Por muito tempo, a Cesuca, em parceria com a Prefeitura, tem trabalhado arduamente para viabilizar este curso, que não só irá qualificar novos médicos, mas também permitirá que residentes, sob supervisão do Centro Universitário, prestem atendimento em nossas unidades de saúde.