A Prefeitura de Gravataí recebeu representantes da Secretaria Municipal de Políticas da Mulher e Direitos Humanos do município de Três de Maio. A reunião, comandada pela Secretaria da Mulher e Direitos Humano, foi realizada na Casa Lilás e teve como objetivo dialogar sobre a forma de trabalho executada em Gravataí.
Conduzido pela secretária da pasta, Analu Sônego, o encontro serviu para a divulgação de programas e métodos de trabalho já executados no município em prol da segurança e dos direitos das mulheres como os atendimentos oferecidos pela Casa Lilás e a Patrulha Maria da Penha, por exemplo.
Atualmente, Gravataí é destaque por ter zerado as taxas de feminicídios nos últimos 16 meses, como resultado do trabalho efetivo entre SMDH, Guarda Municipal, outros órgãos de governo e iniciativa privada.
Analu explica que as reuniões com representantes de outros municípios são frequentes e estima aumento de encontros. “Sempre recebemos profissionais de outras cidades que trabalham com a segurança da mulher. Com a criação da SMDH e os resultados positivos frequentes de acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica, essas visitas enriquecedoras serão ainda mais comuns”.
Além de usar a cidade de Gravataí como um exemplo, o encontro também serviu para a troca de informações entre os presentes, visando o enriquecimento de políticas públicas e serviços que fortaleçam a segurança das mulheres.
Também estiveram presentes a assessora jurídica da SMDH, Thaís Marcelino, a secretária de Políticas da Mulher e Direitos Humanos de Três de Maio, Gilcéia Rolim, a coordenadora da secretaria, Ana Mello, a assistente social, Paola Nagl e a assessora administrativa, Raquel Gomes.