Desde o início do ano, Cachoeirinha já contabiliza 889 casos prováveis de dengue e 276 confirmados por causa da doença. O levantamento é da Secretaria Municipal de Saúde. Há uma semana, a Prefeitura de Cachoeirinha decretou situação de emergência para a dengue na cidade em razão da alta exponencial registrada nos últimos dias. E as projeções não são nada animadoras. A expectativa é de que abril seja o pior mês em quantidade de casos e que os números passem a baixar a partir de maio, com a estação mais fria.
De acordo com o boletim divulgado na terça-feira (26/03), o município registrou 889 casos notificados da doença. Deste total de notificações, 276 casos foram confirmados. Outros 69 foram descartados e 544 estão sob investigação. Dos 276 casos confirmados, 190 são considerados casos autóctones, ou seja, foram contraídos na cidade.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, Cachoeirinha fechou o mês de fevereiro com 22 casos positivos, porém, os atendimentos aumentaram consideravelmente nas unidades de saúde e na UPA. O aumento de casos já sendo monitorado pela Secretaria de Saúde do Estado desde dezembro de 2023.
- O verão de altas temperaturas e chuvoso, além do inverno de 2023, com pouco frio, são alguns dos motivos para o aumento da dengue. Apesar de o mosquito já ter aprendido a viver no frio, o inverno rigoroso faz com que diminua um pouco a sua proliferação.
Medidas preventivas
Principais criadouros – O lixo doméstico ainda é um dos principais focos do Aedes nas residências. Em seguida, depósitos móveis (vasos, frascos, pratos e bebedouros); depois vem pneus e outros materiais rodantes, depósitos como barril, tanque e poços, entre outros.
Dicas de prevenção – Para reduzir a incidência da doença, a população deve ser consciente e contribuir eliminando água parada, tampando tambores, poços, cisternas e reservatórios de água e colocando areia fina na borda dos recipientes com plantas e bebedouros de animais de estimação. Também é preciso se atentar para os suspiros das fossas para que não fiquem abertos, tampando com tela ou uma meia velha.
Sintomas das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti:
Dengue – febre alta, dor de cabeça, dor muscular, dor ao movimentar os olhos e manchas vermelhas pelo corpo.