Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Acessível, equipada e moderna, nova Unidade de Saúde da Família Aristides D’ávila é inaugurada pela Prefeitura de Gravataí

UNIDADE FAMILIA A D

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inaugurou oficialmente, nesta quarta-feira, 27, a nova Unidade de Saúde da Família (USF) Aristides D’ávila. Acessível, equipada e moderna, a estrutura possui capacidade para atender um território de abrangência de até 8 mil pessoas. Com a entrega, chega a quatro o números de novas unidades de saúde viabilizadas pelo governo municipal, de um total de 10 que serão entregues até o final deste ano.

“Saúde é prioridade no nosso governo. Hoje é um dia de festa, porque entregamos mais uma nova unidade de saúde para a população, à altura do que ela deseja e merece. Trabalhamos diariamente para qualificar a saúde da nossa cidade”, disse o vice-prefeito Dr. Levi Melo. Durante sua fala, o gestor reiterou os crescentes investimentos realizados pela Prefeitura de Gravataí em todas as áreas, com “obras por toda a cidade, de praça e melhorias na infraestrutura até a qualificação na educação, como a construção de escolas”.

Conforme o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, Gravataí tem avançado permanentemente na qualificação estrutural e assistencial na área da saúde. “São mais de R$ 50 milhões investidos em novas estruturas, que refletem diretamente na qualidade do serviço tanto para os profissionais que prestam os atendimentos quanto para a população atendida”, ressaltou.

Com a Atenção Básica fortalecida, lembrou o secretário, os atendimentos direcionados aos serviços de urgência e emergência, tais como UPA e Hospital Dom João Becker, enfrentam menor sobrecarga. “Nossa atenção primária à saúde tem conseguido avançar cada vez mais, sendo motivo de orgulho para nós. Prova disso são os indicadores do Previne Brasil, que apontaram Gravataí como a melhor atenção básica no último ano entre as cidades com mais de 200 mil habitantes”, completou.

O presidente da Câmara de Vereadores de Gravataí, Alex Peixe, reforçou a importância do Poder Legislativo para que os projetos sejam aprovados e entregues, sempre focados na melhoria dos serviços à população. “O governo municipal está fazendo o possível e o impossível para qualificar a saúde de Gravataí”, comentou.

Neta de Aristides D’ávila – que dá nome ao posto e representa um importante legado para a região do Parque dos Anjos até hoje -, Juliana agradeceu o reconhecimento dado pela Prefeitura de Gravataí. “Isso só faz a gente sentir muito orgulho e consideração por tudo que ele foi para toda a comunidade”, enfatizou.

Durante a entrega, diversas atividades foram ofertadas à população, que desfrutou de uma tarde ensolarada e com temperatura amena. Entre elas, ações de saúde, brinquedos infláveis para as crianças, food trucks, aulão de ginástica com o Núcleo Esportivo Laço da Amizade e apresentação da cantora Thalia Macedo.

Também estiveram presentes à entrega a primeira-dama Marlene Zaffalon; os vereadores Clebes Mendes, Demétrio Tafras, Fábio Ávila, Fernando Deadpool, Evandro Coruja; secretários municipais; servidores da SMS, representados pela coordenadora da Atenção Básica em exercício, Bianca Knevitz, e pela coordenadora da USF Aristides D’ávila, Joice Cunha; e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jaime Braz Bianchin Ziegler.

Entregas

A entrega da nova unidade de saúde é uma reivindicação antiga da comunidade atendida e dos profissionais que prestam os atendimentos no local, até então instalado em um imóvel locado e com problemas de acessibilidade. A qualificação das unidades de saúde, assim, vai ao encontro das medidas adotadas pela SMS, cujo objetivo é qualificar a saúde em prol dos munícipes.

Até o momento, a Prefeitura de Gravataí já entregou três unidades de saúde: USFs Itatiaia, Granville e Morada do Vale. Outras seis – Cohab B, Centro, Vila Branca, Érico Veríssimo, Nova Conquista e Barro Vermelho – serão entregues à população de variados bairros da cidade até o final deste ano, possibilitando melhorias significativas à saúde dos gravataienses.

Nova USF Aristides D’ávila

Com o novo espaço, também será possível implementar a oferta de atendimento odontológico com uma equipe de Saúde Bucal, composta por um dentista e um auxiliar de saúde bucal. Antes, os usuários que necessitavam desse tipo de atendimento eram referenciados a outras unidades de saúde. A saúde bucal faz parte da saúde geral do indivíduo e, como tal, a prática de medidas preventivas e hábitos saudáveis de higiene bucal são condições importantes e significativas para o aumento da qualidade de vida das pessoas.

Localizada na rua Curumim, número 340, no bairro Dona Mercedes, a nova unidade de saúde Aristides D’ávila terá sala de vacinas, sala de curativos, sala de inalação e sala de triagem e procedimentos. Além disso, contará com consultórios para atendimento médico, odontológico e de enfermagem, bem como um espaço destinado aos profissionais de saúde.

Duas equipes de Saúde da Família – compostas, cada uma, por médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde – , assim como uma equipe de Saúde Bucal, irão realizar os atendimentos. Além disso, a unidade de saúde recentemente recebeu a primeira médica residente na área de Família e Comunidade a atuar na rede municipal, de forma a qualificar e aperfeiçoar os atendimentos.

Em média, serão 3 mil atendimentos mensais para moradores dos bairros Parque dos Anjos, Girassol, Parque dos Ferreiros, Dona Mercedes, Parque Sinimbu e Dona Idalina. Desta forma, os usuários do serviço de saúde terão acesso a consultas médicas, odontológicas e de enfermagem para os diversos ciclos de vida, como gestantes, crianças, adultos e idosos.

A SMS lembra ainda que haverá atendimentos domiciliares e atividades de prevenção e promoção à saúde. Além disso, contará com procedimentos como curativos, aplicação de medicações, vacinação e realização de testes rápidos de gravidez e para diversas patologias, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.



Total
0
Shares
Anterior
Cachoeirinha ultrapassa os 800 casos prováveis de dengue e projeção é piorar em abril, alerta Secretaria de Saúde
40eaccf4 4386 4877 a374 d8761aaf957f

Cachoeirinha ultrapassa os 800 casos prováveis de dengue e projeção é piorar em abril, alerta Secretaria de Saúde

Desde o início do ano, Cachoeirinha já contabiliza 889 casos prováveis de dengue

Próximo
Conheça as 10 últimas startups de Gravataí que estarão presentes no Gramado Summit 2024
IMG 3592

Conheça as 10 últimas startups de Gravataí que estarão presentes no Gramado Summit 2024

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e

Leia também...