Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Caixa libera saque calamidade do FGTS para vítimas da tempestade de janeiro

WhatsApp Image 2024 03 25 at 19.39.54

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Defesa Civil, informa que os trabalhadores residentes de Gravataí, que tiveram suas casas atingidas pela tempestade do dia 16 de janeiro, já podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na modalidade conhecida por calamidade.

Quem tem direito

Tem direito ao saque calamidade, os moradores das áreas afetadas que fizeram a solicitação de telhas, por meio do link disponibilizado pela Defesa Civil na data da tempestade. Estes já estão cadastrados para recebimento do FGTS, de acordo com as regras da Caixa e podem solicitar o saque até 13 de junho.

É necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada por trabalhador é de R$ 6.220,00.

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil de Gravataí Paulo Roberto, esta conquista faz parte de uma ação de resposta e emergência.

“A Prefeitura segue auxiliando a população afetada por eventos adversos no sentido de restabelecimento da normalidade social e a garantia do saque calamidade é um destes trabalhos. Fizemos todo o trâmite legal para que os atingidos recebessem este valor o quanto antes”, afirma.

Como solicitar

A solicitação é realizada pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.

O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis. Em caso de negativa pela Caixa, mesmo tendo o trabalhador comprovado residir em uma das áreas atingidas pela tempestade do dia 16 de janeiro em Gravataí, a Prefeitura disponibilizará informações via Centro de Referência de Assistência Social (Cras), confira a lista abaixo.

Ao procurar o Cras, o morador de Gravataí deve apresentar CPF e o comprovante de endereço em seu nome ou de cônjuge (confira relação abaixo), os mesmos documentos encaminhados à Caixa. Após, estas informações serão conferidas pela Defesa Civil do Município e, tendo o trabalhador direito comprovado ao saque, informadas ao banco. Lembrando que o retorno sobre a liberação do saque calamidade será dado pela Caixa, via aplicativo.

É necessário que os dados informados no Cras sejam idênticos ao comprovante do endereço. O solicitante deverá informar o nome completo, CPF e endereço completo (número, bairro e CEP).

Saque 100% digital – App FGTS

O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS. Após realizar o download do app e inserir as informações de cadastro, o solicitante deve acessar a opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque – Calamidade pública” e selecionar GRAVATAÍ no campo “cidade”. Após, é necessário selecionar a opção para creditar o valor em conta, informar o banco e enviar a solicitação.

Documentos necessários

Foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.

Como documento de identidade, também são aceitos carteira de habilitação e passaporte; já o comprovante de residência, sempre em nome do trabalhador, pode ser conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, desde que emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.

No caso de o comprovante de residência estar em nome de cônjuge ou companheiro(a), é necessário apresentar a certidão de casamento ou escritura pública de união estável.

Onde tirar dúvidas

Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da Caixa ou fazer contato com pelo ‘’Fale Conosco’’ – 0800 726 0207.

Confira as localizações e horários de funcionamento dos Centros de Referência:

Central Cadastro Único
Avenida Ely Corrêa, 675 – Parque dos Anjos
Atendimento exclusivo presencial, das 9 às 17h
WhatsApp: (51) 99399-9591

Cras Annita Luzia Braun
Rua Fernandes C. Rosa, 30 – Girassol
Acolhimento técnico/auxílio-alimento: agendamento às sextas-feiras, a partir das 9h
Telefone: (51) 3600-7730

Cras Barnabé
Avenida Brasil, nº 250 – Barnabé
Acolhimento técnico/auxílio-alimento: agendamento às sextas-feiras, a partir das 8h30min 
Telefones: (51) 3600-7726 / 7727

Cras Centro
Rua Antônio Francisco Fonseca, 122 – ao lado da APAE
Acolhimento técnico/auxílio-alimento: agendamento às segundas-feiras, a partir das 9h
Telefone: (51) 3600-7888

Cras Manoel Barbosa
Rua Forquetinha, 10 – Breno Garcia
Acolhimento técnico/auxílio-alimento: agendamento às segundas-feiras, a partir das 9h e quartas-feiras, presencialmente, a partir das 8h30min
Telefone: (51) 3600-7717

Cras São Judas Tadeu
Rua Félix Rodrigues, 155 – São Judas Tadeu
Acolhimento técnico/auxílio-alimento: agendamento às sextas-feiras, das 14 às 16h 
Telefone: (51) 3600-7725

Importante

Nas quintas-feiras, todos os Cras e a Central do Cadastro Único estão fechados para expediente interno. Para outras informações, entre em contato com a Secretaria da Família, Cidadania e Assistência Social de Gravataí pelo telefone (51) 3600-7131.



Total
0
Shares
Anterior
Saúde da mulher: boletim aponta Gravataí como um dos municípios do RS com melhor indicador para coleta de exame citopatológico do colo uterino
WhatsApp Image 2024 03 20 at 16.28.33

Saúde da mulher: boletim aponta Gravataí como um dos municípios do RS com melhor indicador para coleta de exame citopatológico do colo uterino

Realizada anualmente, a campanha Março Lilás visa conscientizar sobre a

Próximo
É isso aí CHICO PEREIRA #EP755
Screenshot 9

É isso aí CHICO PEREIRA #EP755

Confira o programa de hoje, 26 de março, É ISSO AÍ, com Chico Pereira

Leia também...