A sonolência ao volante está entre as principais causas de acidentes nas estradas brasileiras. Para enfrentar esse problema, foi lançada nesta semana, em Gravataí, a campanha “Volta Segura – Motorista que dorme bem, volta para casa”. A iniciativa é das empresas VitalSono e Biologix, com apoio de entidades de trânsito e saúde.
A ação acontece até sexta-feira (12) no Posto Rota 80, às margens da BR 290 – a freeway -, onde caminhoneiros são abordados para participar de triagens e realizar exames gratuitos de apneia do sono, uma doença silenciosa que atinge cerca de 30% da população adulta e aumenta em até oito vezes o risco de acidentes entre motoristas profissionais.
Os exames são feitos com um oxímetro de alta resolução, que o motorista utiliza durante a noite. O equipamento monitora a oxigenação do sangue e identifica eventuais interrupções da respiração, típicas da apneia do sono.
O resultado sai em poucos minutos, com apoio de inteligência artificial. O objetivo é realizar pelo menos 100 exames até sexta-feira.
Além dos exames, os motoristas recebem orientações sobre saúde e segurança no trânsito. Também há no local um espaço de descanso com café e água. O projeto terá continuidade com a análise dos dados coletados e deve ser apresentado no Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego, em 25 de setembro, com a perspectiva de ser replicado em outras regiões do país.




