Cerca de 140 profissionais da saúde participaram, nesta quarta-feira (24), de uma capacitação promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), com apoio da área técnica em Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual da Saúde. A formação abordou o tema “Notificações e Subnotificações de Agravos em Saúde do Trabalhador no SINAN: causas e consequências”.
Realizada nos turnos da manhã e da tarde, a atividade teve como objetivo qualificar os processos de identificação, registro e notificação dos agravos relacionados ao trabalho, fortalecendo as ações de vigilância e assistência prestadas à população. Entre os temas discutidos estiveram os agravos de notificação compulsória, os fluxos de registro no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), além das causas e dos impactos da subnotificação.
A coordenadora dos Serviços e Ações Programáticas Estratégicas (Sape), Juliana Fontoura, destacou que a qualificação permanente dos profissionais é essencial para ampliar o conhecimento sobre a realidade dos trabalhadores, fortalecer as ações de prevenção e promover ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.
Durante o encontro, os participantes também debateram a importância da notificação como instrumento para dar visibilidade aos acidentes e doenças relacionados ao trabalho, contribuindo para a formulação de políticas públicas, garantia de direitos e aprimoramento das estratégias de vigilância em saúde do trabalhador.








.png)