Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Casa do Bem completa cinco anos com mais de 38 mil atendimentos

img 0A4BDEF3B161BFE7405992031B5738C6F954368F

A assistência social segue sendo um compromisso da Prefeitura de Gravataí. A comemoração dos cinco anos da Casa do Bem celebra a atenção e o cuidado do governo municipal com as pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. Desde a inauguração, já foram mais de 38 mil pessoas atendidas.

Mantido pela Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS) com fundos 100% municipais, o local, que fica na ERS-118, número 3155, consegue acolher até 40 pessoas por noite. São 30 vagas destinadas para homens e 10 para mulheres.

A diferença na distribuição das vagas é pautada pelos dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do último Censo, que apontam um maior número de homens em situação de vulnerabilidade.

Segundo o secretário da SMFCAS Artêmio Airoldi, projetos como a Casa do Bem fazem parte do plano de governo do prefeito Luiz Zaffalon.

“Primeiro, quero parabenizar a todos os que fazem esse serviço acontecer. É preciso ter um dom para cuidar tão bem das pessoas. Todos esses projetos, que tem como objetivo cuidar das pessoas, são nossas pautas. Estamos ao lado da comunidade, em especial daquela em situação de vulnerabilidade. É cuidando que construiremos a Gravataí do futuro”, afirma o secretário.

Acolhimento e novos caminhos

Ao chegar na Casa do Bem, além do pernoite, a pessoa em situação de rua tem acesso a uma alimentação saudável, banho, oferta de agasalhos, acompanhamento técnico com psicólogo e assistente social.

“Para aqueles que desejam sair dessa situação, nós auxiliamos com encaminhamentos de documentos, atendimentos de saúde e demais serviços”, explica Jurandir Cunha, coordenador da Casa do Bem.

A gestão municipal tem buscado fortalecer e promover a independência das pessoas em situação de rua. A Prefeitura de Gravataí, por meio da SMFCAS, também promove o encaminhamento para cursos, tratamento em casos de dependência química e a reaproximação familiar.

As mulheres, quando desejam, são encaminhadas para treinamentos profissionalizantes e, caso sejam vítimas de violência, é oferecido auxílio e contato com a rede de apoio correta. Idosos e pessoas com deficiência também recebem ajuda para garantir seus direitos.

“Estamos sempre buscando um trabalho em rede, para tentar potencializar que o usuário consiga sair dessa situação de vulnerabilidade social e risco de vida”, conclui Jurandir. 



Total
0
Shares
Anterior
É isso aí CHICO PEREIRA #EP664
Screenshot 1

É isso aí CHICO PEREIRA #EP664

Confira o programa de hoje, 24 de agosto, É ISSO AÍ, com Chico Pereira

Próximo
Recepção do Fogo Simbólico da Pátria é o primeiro ato solene realizado no novo Centro Administrativo de Gravataí
fogo simbólico 1

Recepção do Fogo Simbólico da Pátria é o primeiro ato solene realizado no novo Centro Administrativo de Gravataí

Zaffa acendeu a Pira da Pátria após receber a centelha das mãos da subcomandante

Leia também...