Desde a quarta-feira, 26 de junho, quem esteve na Praça da nova Rua Coberta foi presenteado com um evento multicultural, recheado de atrações. A 35ª Feira do Livro de Gravataí reuniu mais de 20 mil pessoas em cinco dias, registrando recorde público e venda de livros.
Segundo dados da organização da Feira, foram comercializados mais de 11 mil livros. Expositores estimam que as vendas dobradas comparadas à última edição do evento.
A edição de número 35 recebeu 20 livreiros, dentre eles vendedores e editoras fortemente atingidos pelas enchentes de maio. Em cerimônia de encerramento realizada na noite de ontem, 30, o prefeito Luiz Zaffalon ressaltou a importância do evento.
“Uma Feira como essa trouxe o prestígio e o senso de pertencimento que Gravataí merece. Junto com a Rua Coberta, há o movimento da economia para todos, além da exaltação da nossa história e cultura”.
Escritora, Doutora em História do Brasil, professora e com um extenso conhecimento sobre a história de Gravataí, Vera Lúcia Barroso, foi a patrona da edição e encerrou o evento com sentimento de gratidão.
“Estou muito grata pelo convite e aproveito o momento para parabenizar a todos que construíram a história desta edição e que vão levar no coração e na memória”, finalizou.
Os mais vendidos
Quanto aos favoritos da Feira do Livro de Gravataí, houve empate nos títulos mais vendidos em 2024. A saga Diário de um Banana de Jeff Kinney e Turma da Mônica de Maurício de Souza foram os campeões de venda de exemplares.
Apresentação do Mercado Público e samba na Feira
Na cerimônia de encerramento, o público conferiu a apresentação do novo Mercado Público. A estrutura com estilo açoriano deve ser entregue à população nos próximos meses e contará com diversos empreendimentos.
Ao final do ato, a escola de samba Acadêmicos de Gravataí realizou uma apresentação, além de um cortejo com o público até a Rua Coberta, encerrando o evento com ainda mais arte e entretenimento.
A Feira em números
20 mil visitantes;
11.524 exemplares vendidos;
56 horas de atividades;
+de 60 horas de ações
Sete espaços para espetáculos, atividades e sessões de autógrafos fizeram parte;
+de 50 pessoas envolvidas na equipe de organização.
A 35ª Feira do Livro de Gravataí foi viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura/Lei Rouanet, numa realização do Ministério da Cultura/Governo Federal e da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança, Comunicação e Cultura (SMGCC). A produção cultural é da Engenho da Arte, com patrocínio de Farmácias São João, Cestto Atacadista e Concresul.