Flávia Casotti
Luiz Fernando Rodrigue
Maria Helena Petry
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) realizará no dia 22 de novembro sua eleição interna para a definição das direções da seccional (estadual) e de 107 subseções (municipais). As inscrições das chapas terminaram na última terça-feira (23/10). A votação será presencial na sede de cada subseção e também online por meio do site eleicoes.oabrs.org.br. O pleito ocorre, das 09h às 17h, e definirá os novos dirigentes para o próximo triênio (2025-2027). Duas chapas concorrem na eleição da OAB Subseção de Gravataí, entidade que vai completar 40 anos de atuação em 23 de janeiro de 2025. Já em Cachoeirinha, a base governista garantiu uma votação com chapa única.
Em Gravataí, houve uma divisão da atual direção. Luiz Fernando Rodrigues, que fez parte da atual gestão 2022/24, tendo renunciado no meio do mandato junto com outros dois colegas, será um dos candidatos à presidência da entidade. Luiz Fernando lidera a chapa 10 “Renova OAB”, junto com a sua vice, Carla Mônego, que reúne advogados críticos à atual administração, alguns dos quais já integraram a direção e agora estão na oposição.
A chapa 11 “Unidos pela Ordem”, representada pelas advogadas Maria Helena Petry (presidente) e Tatiane Domingues (vice), conta, entre seus apoiadores, nomes alinhados à gestão atual do presidente Marshal Brandini. Maria Helena, atuou como presidente de comissão na gestão passada (2019/2021) e, nesta gestão, iniciou e está terminando o seu compromisso como conselheira de Ordem.
Chapa única
Na Subseção de Cachoeirinha, a chapa única terá a atual presidente Flávia Maria Casotti como candidata. Marcos Antônio Teixeira dos Santos aparece como vice. Os demais cargos serão ocupados pelos advogados Adriano Oliveira da Luz (secretário geral), Miriam Soares Stock (secretária adjunta) e Iolanda Maria da Silva (tesoureira). No municipio, estão inscritos cerca de 600 advogados, mas estão aptos a votar somente quem está com a anuidade em dia. A diretoria reeleita inicia sua gestão, que terá duração de três anos, a partir de 1o de janeiro de 2025.
O grupo deve assumir o comando em sua nova sede, que será inaugurada até o final deste ano.
- O candidato à reeleição na Seccional, Leonardo Lamachia, conta com o apoio dos três candidatos à presidência das chapas de Cachoeirinha e Gravataí. Lamachia concorre à direção estadual da OAB contra o ex-procurador geral do Estado, Paulo Torelly, líder do grupo Muda OAB.