A chuva forte que caiu sobre as cidades de Cachoeirinha e Gravataí nesta terça-feira (26), veio acompanhada de rajadas de vento forte e também queda de granizo, deixando cerca de 300 pessoas desabrigadas, além de residências destelhadas na região.
Em Gravataí, as localidades que registraram o maior volume de pedras de gelo foi o bairro Morungava e Costa do Ipiranga. A Defesa Civil ainda contabiliza os danos nas casas para fazer a distribuição de lonas.
Em Cachoeirinha, pelo menos 200 famílias estão desabrigadas nos bairros Canarinho, Betânia, Anair, Vista Alegre, Chico Mendes e Meu Rincão por conta dos alagamentos ocasionais pelas fortes chuvas. Ao menos 160 desalojados foram enviados para o abrigo municipal.
Centenas de residências tiveram danos em telhados por conta do granizo que caiu na cidade no início da manhã. As famílias afetadas estão pedindo doações de telhas e lonas. As aulas foram suspensas nas escolas do município.
As águas do rio Gravataí estão invadindo aos poucos a rodovia da avenida Assis Brasil, no trecho de divisa entre Porto Alegre e Cachoeirinha, mas o tráfego de veículos está normalizado na travessia da ponte que divide o município e a Capital. A poucos centímetros do concreto da pista, e com pouca vegetação no entorno, os motoristas precisaram tomar cuidado redobrado. Alguns pontos do rio também registraram redemoinhos. Na Avenida das Indústrias, divisa com Canoas, há bastante acúmulo de água, porém, o fluxo de veículos segue normal.