Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


CineSolar: furgão realiza sessões de cinema movido a energia solar em Gravataí

WhatsApp Image 2024 03 20 at 16.28.26

O primeiro cinema itinerante movido a energia solar no Brasil esteve em Gravataí na noite da última segunda-feira, 18, com atividades e oficinas de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens. Na telona foram exibidos os curtas “Bao”, “Lily’s Hair”, “Valentino”, “A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira” e o longa “Sing 2”.

O projeto CineSolar, que já está na sua 7ª edição, é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da RGE, empresa do Grupo CPFL e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura de Gravataí, por meio das secretaria de Governança, Comunicação e Cultura (SMGCC) e da Educação (Smed).

De acordo com a primeira-dama Marlene Zaffalon, eventos como este são fundamentais para a comunidade.

“É só olhar no rostinho de cada criança que está aqui, estão todos muito alegres. A presença do CineSolar em Gravataí mostra a importância da cultura, do lazer e de levar entretenimento para toda a população. Ficamos muito felizes de fazer parte dessa ação e proporcionar este momento para a comunidade”, disse emocionada.

O secretário adjunto de Governança, Comunicação e Cultura Rodrigo Silva disse que este é uma atividade encantadora, repleta de cultura, arte e sustentabilidade.

“Agradecemos o apoio da RGE, do Governo Federal e do Ministério da Cultura, que tornaram possível esse momento especial para todos nós. A lotação do espaço demonstra o interesse e o engajamento da comunidade, o que reforça a importância de investirmos em projetos como o CineSolar, que promovem a descentralização da cultura e incentivam a educação por meio da arte, sustentabilidade e tecnologia”, completa.

Sustentabilidade e diversão

O protagonista pela magia do CineSolar é o furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela.

Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

A secretária de Educação, Aurelise Braum, ressalta a importância de projetos como o CineSolar estarem presentes nas escolas do município.

“Ele vem contribuir para mostrar às nossas crianças a importância da sustentabilidade. Além de expandir a comunidade escolar e potencializar ainda mais os projetos que poderão ser desenvolvidos”, afirmou.

A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga, reitera a importância do projeto para a educação do município.

“Seria louvável que o município pudesse contar com mais eventos destes. Levá-los para dentro das escolas é mais importante ainda. Assim, a comunidade escolar cresce e potencializa ainda mais os projetos que podem ser desenvolvidos ali dentro”, declara.

O consultor de negócios da RGE Cássio Lima também prestigiou o evento.



Total
0
Shares
Anterior
É isso aí CHICO PEREIRA #EP755
Screenshot 9

É isso aí CHICO PEREIRA #EP755

Confira o programa de hoje, 26 de março, É ISSO AÍ, com Chico Pereira

Próximo
É isso aí CHICO PEREIRA #EP756
Screenshot 8

É isso aí CHICO PEREIRA #EP756

Confira o programa de hoje, 27 de março, É ISSO AÍ, com Chico Pereira

Leia também...