Pessoas de baixa renda de todo o Brasil agora têm mais uma oportunidade de conquistar gratuitamente a primeira habilitação ou regularizar sua situação junto ao trânsito. A CNH Social, programa que oferece a Carteira Nacional de Habilitação sem custos, está sendo implementada ou ampliada por diversos estados do país, com a participação de Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados — entre eles, o CFC Rumo Certo.
Embora não exista um programa federal unificado, iniciativas estaduais vêm ganhando força, como o “Habilitação Social” no Distrito Federal, “Emprego na Pista” em Santa Catarina e o “CNH Social” nos estados do Espírito Santo, Goiás e Rio Grande do Sul. Cada estado define suas próprias regras, mas geralmente é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e comprovar renda familiar baixa.
Os CFCs são parte fundamental do processo, oferecendo aulas teóricas e práticas custeadas pelo governo. O CFC Rumo Certo, com tradição no setor, está entre os centros credenciados a oferecer o serviço e já iniciou atendimentos dentro do programa. Para participar, o candidato deve acompanhar os editais no site do Detran do seu estado e verificar os prazos e critérios específicos. A expectativa é de que milhares de brasileiros sejam beneficiados com mais acesso à mobilidade e oportunidades de emprego.