Para oferecer de forma ainda mais eficaz os serviços socioassistenciais do município para quem necessita, Gravataí conta com horário estendido para abordagens sociais no turno da noite em dias de frio extremo. Em ação da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS) com o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), equipes são responsáveis pela abordagem de pessoas em situação de rua e pelo encaminhamento das mesmas para abrigo, além da distribuição de lanches e cobertores.
Em uma semana que as temperaturas mínimas podem chegar a 1º grau na cidade, torna-se ainda mais importante encaminhar pessoas em situação de rua para o abrigo da cidade. Chamado de Casa do Bem, o local é responsável por abrigar pessoas no turno da noite, garantindo o calor e o bem estar que as ruas de Gravataí não oferecem.
As ações de abordagem social realizadas até às 19h, estendem-se até às 22h nos dias mais rigorosos do inverno, segundo informações da SMFCAS. Realizadas por orientadores e assistente social, as abordagens são compostas por triagem, que pode resultar em encaminhamento médico, ou pelo direcionamento da pessoa para o pernoite na Casa do Bem.
Nossas equipes fazem uma abordagem técnica, cujo foco é o acolhimento dessa população que sofre ainda mais no nosso inverno rigoroso”, explicou o secretário da SMFCAS Leandro Ferreira.
De acordo com relatos de orientadores, diversas pessoas em situação de rua optam por continuar nas vias da cidade pela sensação de pertencimento, além do uso de álcool e drogas. Em caso de recusa ao abrigo, aquele cidadão recebe alimentação e cobertores em uma tentativa de amenizar os impactos do frio intenso.
Embora exista recusa, os números de encaminhamentos para abrigos seguem com efetividade desde que as temperaturas começaram a baixar, segundo a coordenadora do Seas e do Centro Pop, Priscila Bastos. “Atendemos de 10 a 15 usuários por noite e muitos se recusam a passar a noite no abrigo, enquanto outros optam por vir. Para ambos, oferecemos toda a assistência disponível”.
A população também pode informar ao serviço de abordagem quando encontrar uma pessoa em situação de rua pelos telefones 51 9238 8091. O serviço não se responsabiliza pelo encaminhamento de pessoas desorientadas, sob efeito de álcool e drogas. Neste casos, a Samu pode ser acionada pelo número 192.




