Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Com o objetivo de discutir propostas para fortalecer o SUS, Gravataí promove 7ª Conferência Municipal de Saúde

IMG 3387

Com o tema “Democracia nos Territórios: Aonde o SUS Acontece”, Gravataí realizou, no último fim de semana, a 7ª Conferência Municipal de Saúde (CMS). Realizado no auditório do Gensa, o evento realizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) em parceria com a Prefeitura de Gravataí reuniu gestores/prestadores de serviço, trabalhadores da saúde e usuários do SUS. 

“Este é um importante fórum para debatermos o SUS. É dialogando e ouvindo a população que avançamos na saúde”, destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, enfatizando a importância do papel exercido pelo Controle Social na cidade, que acompanha, avalia e fiscaliza os serviços de saúde prestados à população.

O assessor técnico e presidente do CMS, Jaime Braz Bianchin Ziegler, ministrou a palestra “Descentralizar as Políticas Públicas em Saúde para os territórios: democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa nos conselhos locais de Saúde”. Durante sua fala, reforçou a importância dos conselhos locais para o fortalecimento do sistema de saúde pública e para a formulação de proposições e sugestões para qualificar a assistência em saúde em Gravataí. “Eventos como esse são fundamentais para debatermos o que queremos para a saúde nos próximos anos e construirmos a formulação do Plano Municipal de Saúde”, disse.

No segundo dia, outros dois eixos versaram sobre a temática – com as palestras “Atenção primária em saúde e os desafios no cotidiano de trabalho” e “O meio ambiente e as relações com a Saúde”. Na primeira, o enfermeiro e coordenador da Unidade de Saúde da Família (USF) Cohab C, Sérgio Figueira, explicou contextos históricos de importantes conferências em saúde realizadas mundialmente e que norteiam ações desenvolvidas hoje em dia nas unidades de saúde, com conceitos como promoção, educação em saúde, controle social, prevenção, imunização e controle de doenças endêmicas.

Já na segunda, organizada pelo biólogo da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde (Viam) Robinson Martins Korschner, o profissional abordou como eventos climáticos – como seca, falta de água, chuvas torrenciais, enchentes e aumento da temperatura – podem impactar na saúde, com reflexos na insegurança hídrica, na insegurança alimentar e nutricional e no agravamento de doenças crônicas. A oficina ainda contou com uma dinâmica que estimulou os participantes a aprenderem mais sobre a importância da separação do lixo para o meio ambiente. 

Durante a oportunidade, trabalhadores da saúde, gestores/prestadores e usuários do SUS também se reuniram em grupos temáticos para argumentar e elaborar propostas visando qualificar o sistema público de saúde de Gravataí. Todas elas serão analisadas e colocadas em discussão pela SMS para a implementação de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população que acessa os serviços de saúde no município.



Total
0
Shares
Anterior
Com atividades físicas diversas, Dia do Desafio 2025 ocorre no dia 28 de maio em Gravataí
IMG 3386

Com atividades físicas diversas, Dia do Desafio 2025 ocorre no dia 28 de maio em Gravataí

Realizada através da parceria entre Sesc e Prefeitura de Gravataí, a próxima

Próximo
É isso aí CHICO PEREIRA #EP933 Confira o programa de hoje, 27 de maio, É ISSO AÍ, com Chico Pereira
capa 933

É isso aí CHICO PEREIRA #EP933 Confira o programa de hoje, 27 de maio, É ISSO AÍ, com Chico Pereira

Leia também...