A Defesa Civil de Cachoeirinha bloqueou o trecho da Estrada do Nazário, Bairro Meu Rincão, em razão do risco de queda da ponte que faz divisa com o município de Esteio. A medida foi uma ação preventiva a fim de evitar incidentes no local. A Prefeitura orienta que os moradores desta região prejudicada pelas chuvas busquem rotas alternativas.
A mediação do nível do Gravataí na Estação Hidrometeorológica da Agência Nacional de Águas Passo das Canoas Auxiliar, no Caça e Pesca Parque dos Anjos, aferiu a marca de 5,79m, com elevação gradual, na manhã de domingo (12).
O nível normal do Rio Gravataí é de 2,60m e as equipes mantém de alarme.
Atualmente são mantidas 1.633 pessoas acolhidas em 25 abrigos da cidade. A Prefeitura de Cachoeirinha estima que até agora 5 mil pessoas tenham sido afetadas pela cheia.
Uma boa notícia é que um grupo de servidores, engenheiros e técnicos está empenhado na instalação de novas bombas móveis de alta capacidade de drenagem para auxiliar no escoamento da água da região alagada, reduzindo o acúmulo de água nas partes mais afetadas da cidade, incluindo o trânsito.
Boa parte da cidade já teve o fornecimento de água restabelecido, com 90% do abastecimento em operação. Quanto à luz, cerca de 7.289 famílias permanecem sem energia. Doações de alimentos não perecíveis, água potável, leite, materiais de higiene, limpeza, repelente, colchões, roupas de cama e banho continuam sendo necessárias.