O PSB (Partido Socialista Brasileiro) realizará uma série de ações para celebrar os 40 anos da refundação do partido no Rio Grande do Sul, em 15 de agosto de 1985. As comemorações iniciaram neste final de semana. Na última sexta-feira, a abertura da programação foi marcada pela inauguração da Galeria dos ex-presidentes e pelo lançamento de selo alusivo à data. Já no sábado, aconteceu, na Sala de Convergência da Assembleia Legislativa, encontro com dirigentes municipais e pré-candidatos às eleições de 2026, momento que serviu de articulação das futuras campanhas. Em 16 de agosto será realizado o lançamento das pré-candidaturas. A expectativa é contar com a presença do presidente nacional e prefeito de Recife, João Campos.
Além do presidente estadual Mário Bruck e do presidente eleito José Luiz Stédile, que assume a direção da legenda a partir de agosto, participaram das atividades políticos ligados à legenda, como o deputado federal Heitor Schuch, o deputado estadual Elton Weber, e lideranças regionais como os vereadores Cesinha Brisolara (Pelotas), Juquinha (Rio Grande), Wagner Petrini (Caxias do Sul) e Amaral Negrito (Esteio), bem como o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata (PDT), e membros dos movimentos sociais.
Stédile, que faz 68 anos no próximo 11 de agosto, coincidentemente na mesma semana que a legenda completa quatro décadas, foi prefeito de Cachoeirinha em duas ocasiões, entre 2001 e 2008, além de ser eleito deputado federal por dois mandatos (2011 a 2018). Também foi secretário estadual de Obras Públicas no governo Eduardo Leite (2019-2022). Atualmente exerce o cargo de presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase).
- Em tempo: O ex-deputado Beto Albuquerque, conforme informações de bastidores, não vai participar dos eventos do PSB. Beto está esperando a decisão da executiva nacional sobre o último Congresso Estadual, que foi contestado por ele. A expectativa é a de que a reunião aconteça na segunda quinzena de julho.




