Foto (Chico Pereira): a parte metálica aérea terminou, agora é tudo concreto, aterro e vigas de contenção.
O viaduto que está sendo construído no acesso à avenida Centenário, na interseção da ERS-118 com a ERS-030, começa a ganhar forma. Nesta semana, foi concluído o içamento das vigas metálicas fundamentais para a sustentação da pista que interligará o Distrito Industrial e a Avenida Centenário, em Gravataí. “Essa é uma etapa importante da obra, pois permitirá o trabalho sobre o elevado, acelerando a entrega da estrutura que irá diminuir o congestionamento de veículos na região Metropolitana de Porto Alegre”, destaca o secretário Juvir Costella.
Coordenada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes, a construção do viaduto está com aproximadamente 38% dos serviços acabados. Além do içamento estar finalizado, as pré-lajes que serão utilizadas na execução da laje do viaduto estão confeccionadas e prontas para a instalação, abrindo espaço para o término do tabuleiro do viaduto.
A partir da conclusão do içamento, serão realizados serviços sobre o elevado
“Estamos avançando na implantação dos tabuleiros dos viadutos, garantindo o cumprimento do compromisso do Governo do Estado em entregar a estrutura em 2024”, pontua o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino. Segundo o dirigente, o viaduto integra um conjunto de obras que inclui a construção de uma trincheira no acesso ao Distrito Industrial, em um trecho de um quilômetro de extensão.
“Já executamos a escavação e as estacas da fundação. Agora, serão elaborados os blocos da trincheira. Por fim, devem ser construídos os pilares e as vigas”, explica Faustino. Segundo ele, a obra conta com investimento de R$ 28 milhões do Governo do Estado. Que, inclusive, na semana passada, o governador Eduardo Leite comunicou ao prefeito de Gravataí Luiz Zaffalon mais 13 milhões de reais a serem destinados à obra.
Alterações no tráfego
Desde agosto, está sendo realizado o desvio do trânsito da pista central da ERS-118 para uma pista lateral, no sentido Sapucaia-Viamão. A intenção é facilitar o fluxo de veículos. A rota alternativa, por prazo indeterminado, está sinalizada com placas e balizadores.