O trabalho do Centro de Referência às Vítimas de Violência Sexual (CRVVS) de Gravataí tem servido de exemplo para outros municípios. Nesta quinta-feira (6), uma comitiva da Prefeitura de Viamão esteve na cidade para conhecer de perto o serviço, buscando ideias para, futuramente, implantar um espaço semelhante por lá.
Com mais de 3 mil atendimentos só no último ano, o CRVVS se destaca pelo acolhimento humanizado e pela escuta qualificada. Durante a visita, a equipe da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Gravataí explicou como o trabalho vai além da saúde, conectando também a rede de educação e assistência social.
Segundo Juliana Fontoura, coordenadora dos Serviços e Ações Programáticas Estratégicas (Sape), essa atuação em conjunto é fundamental para garantir o cuidado completo às vítimas e suas famílias.
Viviane Marques Pinto, coordenadora do CRVVS, destacou ainda que a qualificação contínua dos profissionais de saúde faz toda a diferença no enfrentamento da violência.
Para o secretário da Cidadania e Assistência Social de Viamão, Henrique Noronha, a visita foi uma troca importante. “O CRVVS de Gravataí tem estrutura e ambiente pensados para acolher as vítimas. Queremos levar essa ideia para Viamão”, afirmou.
Nova sede
A sede atual do CRVVS foi inaugurada em outubro de 2023, junto à UPA Abílio Alves dos Santos, na parada 74. Antes disso, os atendimentos aconteciam no antigo Pronto Atendimento Municipal (PAM) 24 horas, na ERS-118. Agora, o serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, garantindo suporte integral às vítimas.