CTG Rancho da Saudade, campeão sete vezes do Enart
Durante o feriadão deste final de semana, o Parque da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul será sede, mais uma vez, de um dos maiores festivais de dança da América Latina, o 37º Enart (Encontro de Artes e Tradição Gaúcha). O evento, promovido pelo MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), reunirá cerca de 4,5 mil competidores em 25 modalidades artísticas e culturais, incluindo danças tradicionais, chula, declamação, trova, entre outras.
O público que for prestigiar a programação de sexta-feira (15) a domingo (17), também terá a oportunidade de conferir a apresentação de uma das entidades que mais vezes conquistaram o Enart, o CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha (sete vezes campeão).
Neste ano, a agremiação de Cachoeirinha está celebrando uma marca histórica: 20 anos do seu primeiro título no Enart. O heptacampeão conquistou seu último título no festival em 2022.
CTG Aldeia dos Anjos, 11 vezes campeão irá participar apenas em algumas categorias
“Infelizmente o Aldeia não irá participar do Enart este ano, estamos apenas com alguns membros do CTG concorrendo as categorias individuais como Chula, intérprete vocal masculino e pajada”, informou o comunicado da assessoria de imprensa do CTG ao blog.
O MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho) disse que “a desclassificação do CTG Aldeia dos Anjos no Enart foi realizada em estrito cumprimento ao regulamento do evento”.
A comissão avaliadora justificou que a desclassificação se deve ao fato de que o Aldeia utilizou “castanholas” (instrumento de origem espanhola bastante utilizado no flamenco), que não estaria contemplado no rol de instrumentos permitidos pelo regulamento e, não tendo o uso de tal instrumento sido autorizado previamente pelos órgãos responsáveis, seu uso seria vedado”.