Os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) Aldeia dos Anjos, de Gravataí, e o Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, intensificam os preparativos para a 36ª edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart).
Os dois CTGs são os maiores campeões do festival, que vai ocorrer entre os dias 24 e 26 deste mês, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo.
A solenidade de abertura oficial acontece numa sexta-feira (24), com a apresentação do Rancho, campeão do evento em 2022. A entidade cachoeirense é a segunda maior vencedora do torneio com sete títulos e quatro vices — atrás somente do Aldeia. As outras conquistas da invernada, que completou 37 anos de existência no último dia 28 de outubro, vieram em 2004, 2007, 2011, 2012, 2014 e 2018. Ainda na sexta, iniciam as competições de danças tradicionais. Os vencedores das modalidades serão conhecidos no domingo (26).
Fundado em 1956, em Gravataí, o Aldeia dos Anjos se apresenta no atual Enart desde 1977. Na edição do ano passado, o grupo tradicionalista terminou em 4º lugar na principal categoria.
Com o legado de maior ganhador do Enart, com 11 campeonatos conquistados e vice em outros sete, o CTG gravataiense está focado em fazer bonito para recuperar a hegemonia no maior evento de arte amadora da América Latina, que contará com dez palcos que abrigarão apresentações de mais de 20 modalidades, como dança, chula, intérprete vocal, trovas, instrumentais, entre outras.
O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) estima que mais de 4,5 mil competidores participarão do evento neste ano.
A edição de 2023, mais uma vez traz o ingresso solidário, que, através da doação de um brinquedo novo, o acesso sai pela metade do valor e, se for antecipado (até dia 15), menos ainda. Todos os brinquedos arrecadados durante a realização do Enart serão destinados aos projetos sociais do município, que visam o atendimento das crianças em vulnerabilidade social. Em 2022, foram mais de 4 mil brinquedos arrecadados e distribuídos.