Bonsucesso, São Geraldo, São Vicente (Centro) e Castelo Branco, que possuem registro de casos suspeitos e confirmados da doença. Durante o dia, diversos estados e municípios do Brasil, além da sociedade em geral, contarão com uma força-tarefa para reforçar as medidas de prevenção e eliminação dos focos do Aedes aegypti.
Em Gravataí, durante a manhã deste sábado, os agentes de combate às endemias (ACE) farão a distribuição de materiais educativos sobre a dengue, com dicas de prevenção para eliminar possíveis focos do mosquito. Além disso, estarão com orientações nas unidades de saúde abertas à população durante a manhã: Morada do Vale, Granville e Aristides D’ávila. Ademais, a Vigilância Ambiental estará atendendo as denúncias já realizadas envolvendo o combate à dengue.
Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Vigilância em Saúde (Viemsa), Gravataí notificou, até o momento, 300 casos de dengue, dentre os quais 199 estão em investigação e 31 foram confirmados, sendo 28 contraídos na própria cidade e três importados. Na presença de sintomas, mesmo que leves, a SMS reitera que todas as 30 unidades de saúde de Gravataí são referência para o atendimento do indivíduo com sintomas de dengue.
Entre as ações diárias adotadas pela Saúde de Gravataí para prevenir e combater focos do mosquito, estão o monitoramento de pontos estratégicos e as ações de educação junto à comunidade. A SMS também reitera que é fundamental a colaboração de cada indivíduo para que o vetor da dengue seja contido, fazendo com que a localidade e residências ao redor estejam resguardadas da doença.
Também há a inspeção quinzenal de locais como borracharias, cemitérios, ferros-velhos e floriculturas, a fim de eliminar possíveis focos de dengue, assim como a realização da Pesquisa Vetorial Especial (PVE) e os bloqueios de transmissão viral (fumacês) nos casos suspeitos e confirmados de dengue. Para denúncias envolvendo casos suspeitos de dengue, os contatos podem ser feitos pelos telefones (51) 3600 – 7740 e 3600 – 7742.
A SMS reforça ainda a mensagem para que os moradores recebam os agentes de combate às endemias (ACE) em suas residências, a fim de que os profissionais possam vistoriar e orientar a população. Os ACE sempre vestem o colete da Vigilância em Saúde e possuem o crachá de identificação de servidor público municipal. Em caso de dúvidas, a SMS recomenda que o morador ligue para o Núcleo de Combate às Endemias, pelo telefone 3600 – 7909 ou 3600 – 7910.