Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Dia Mundial de Combate ao Fumo busca reforçar conscientização

IMG 2566

Mais do que prejuízos econômicos e sociais, o cigarro causa uma série de problemas à saúde, como diversos tipos de câncer e doenças cardiovasculares. Lembrado neste 29 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo busca reforçar a conscientização e mobilização sobre os malefícios causados pelo tabaco, que atinge fumantes e não fumantes. Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), ao menos 477 pessoas morrem diariamente no Brasil em decorrência do tabagismo.

Tabagismo 

O tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. Ele contribui para diversos tipos de câncer – é responsável, por exemplo, por cerca de 90% das mortes por câncer de pulmão. A fumaça do tabaco contém mais de 7 mil compostos e substâncias químicas, sendo que quase 70 delas provocam câncer.

Além disso, o cigarro contribui para a ocorrência de enfermidades como tuberculose, infecções respiratórias, patologias bucais, infertilidade em mulheres e homens, acidente vascular cerebral (AVC) e ataques cardíacos. Cerca de 50 doenças estão relacionadas ao tabagismo ativo e à exposição passiva da fumaça do tabaco. Em caso de necessidade de atendimento por complicações associadas ao tabagismo, procure a unidade de saúde de referência para a devida assistência.

Benefícios

A qualidade de vida melhora exponencialmente à medida que o indivíduo para de fumar. Ainda que o fumante já tenha alguma doença associada ao uso do cigarro, os benefícios trazidos com a cessação do tabagismo são válidos. O Ministério da Saúde reforça as vantagens para a saúde ao interromper o fumo, tais como:

– Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
– Após duas horas, não há mais nicotina circulando no sangue;
– Após oito horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
– Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor;
– Após dois dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
– Após três semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora;
– Após um ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade;
– Após dez anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.



Total
0
Shares
Anterior
É isso aí CHICO PEREIRA #EP822 Confira o programa de hoje, 29 de agosto, É ISSO AÍ, com Chico Pereira
capa 822

É isso aí CHICO PEREIRA #EP822 Confira o programa de hoje, 29 de agosto, É ISSO AÍ, com Chico Pereira

Próximo
Com participação de governador Eduardo Leite, Zaffa realizará bandeiraço neste sábado
images (21)

Com participação de governador Eduardo Leite, Zaffa realizará bandeiraço neste sábado

Na tarde deste sábado (31/08), o prefeito, candidato à reeleição, Luiz Zaffalon

Leia também...