Inédito no município, o processo permitirá que a comunidade sugira políticas públicas por meio do site “dialogacachoeirinha.com.br e de plenárias regionais
-A consulta pública, dividida em 18 eixos, é coordenada integralmente por mulheres e será base para a construção do Programa de Governo Participativo (PGP)
A noite desta quarta-feira (17), no Hotel Alano, reuniu A Frente Ampla formada pelos partidos PT, PSDB, União Brasil, PV, Cidadania, Solidariedade, PSB e PCdoB, e diversas lideranças políticas, ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos, vereadores, entre outros, para o lançamento do “Dialoga Cachoeirinha – Unindo Vozes, Construindo a Mudança”. Por meio do site dialogacachoeirinha.com.br, a ferramenta é um canal para a construção do Programa de Governo Participativo (PGP), coordenado por mulheres especialistas em diversas áreas, e que já está disponível para ouvir a população, que poderá sugerir políticas públicas e ações da administração pública. Além do site, serão realizadas plenárias regionais, que iniciam em maio, para o encontro presencial e debate com a população.
Pelo resgate de uma cultura participativa da população
Nos últimos anos, o município de Cachoeirinha sofreu profundamente com a implementação de uma gestão administrativa não democrática. As pessoas perderam os espaços para participar, opinar e serem ouvidas sobre obras e a construção de políticas públicas. O resultado disso é a construção de uma cultura apática à participação, deixando apenas para os políticos de carreira o dia a dia da coisa pública.
O Dialoga Cachoeirinha é um processo amplo de mobilização social, que visa o resgate de uma cultura participativa da população, em que essa construirá diretamente um Programa de Governo inovador, que será defendido nas eleições municipais deste ano.