O PSB de Gravataí recebeu nesta quinta-feira (28) a filiação do advogado trabalhista Diego da Veiga Lima, que foi convidado a entrar no partido para concorrer a prefeito na eleição de outubro. A filiação ocorreu num encontro do advogado com o presidente municipal dos socialistas, Luis Stumpf, e com o vereador Paulo Silveira. “Com a chegada do Dr Diego, nosso partido retoma o protagonismo na cidade, sendo uma alternativa para nossa população, que anseia por mais desenvolvimento econômico com justiça social”, afirma Paulo.
Conforme Diego da Veiga Lima, a afinidade com as bandeiras de luta do PSB, como a busca pela justiça social e igualdade e o combate a todo tipo de preconceito, foi decisiva para a filiação. “A visão de mundo do PSB abarca minhas lutas e também tenho identidade com lideranças do partido, como o vereador Paulo Silveira”, destaca. Ele cita que a autonomia do PSB na cidade, sem interferência de outras instâncias ou lideranças de fora, também pesou na escolha.
Diego enfatiza que quer ser prefeito para dar voz às pessoas que hoje são invisíveis para a administração municipal. “Falta sensibilidade de quem está na prefeitura para perceber que o povo é prioridade. Uma mãe pobre que não consegue trabalhar porque não tem creche para deixar o filho é um problema mais urgente do que uma rua coberta. Não vejo um olhar da prefeitura para os que estão na periferia, para as mães que precisam de creche para seus filhos, para as crianças atípicas que precisam de inclusão, para as pessoas que sofrem com a saúde pública ineficiente e com a falta de saneamento”, afirma.
“Tenho uma clientela majoritariamente de trabalhadores. Cerca de 3 mil pessoas por mês passam pelo escritório e consigo ouvir as dificuldades que elas têm vivenciado. Quero ser prefeito pra garantir melhores condições de vida para essas pessoas”, destaca.
Perfil
Formado em Direito pela Unisinos, Diego advoga no escritório da família, no centro de Gravataí, há 25 anos. O escritório foi aberto pela mãe, Dra Lídia, em 1997, em um momento de dificuldade financeira da família, quando precisaram se mudar de Porto Alegre para Gravataí. Com o passar do tempo e a união da família – o pai, Lauro, e todos os irmãos cursaram direito e foram trabalhar junto com dona Lídia – o escritório cresceu e hoje é um dos mais tradicionais da cidade.
O interesse de Diego pela política despertou na época da faculdade, quando participou do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Unisinos e do Diretório Acadêmico (DA) do curso de Filosofia na Ufrgs. Após algum tempo na advocacia, Diego aceitou o desafio de participar da diretoria da OAB e do Conselho Seccional na entidade, cumprindo dois mandatos em cada colegiado.
Atendendo seus clientes, acompanha de perto os problemas enfrentados por quem mora na periferia. A indignação com o descaso vivido pelos mais pobres somou-se à preocupação com os rumos do País na eleição de 2022 e com o sentimento de impotência diante de uma ameaça real de golpe na democracia. Ali, Diego percebeu que não adiantava protestar apenas nas redes sociais, que era preciso entrar na política para fazer a diferença. Agora filiado ao PSB, fortalece o partido com seu nome e deve atrair novas lideranças para a sigla.