O cardeal Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e ex-bispo do Vicariato de Gravataí, foi recepcionado nesta terça-feira na Catedral Metropolitana pela comunidade da Arquidiocese. Uma comitiva da igreja saiu de Gravataí para prestigiar o evento, incluindo o atual pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Anjos, padre Léo Hastenteufel. Nomeado no último dia 7 pelo Papa Francisco, Dom Jaime classificou o novo papel como “um aprendizado” e ressaltou que o calor humano recebido “é motivo de alegria e uma expressão de responsabilidade”.
Durante o encontro, o cardeal relatou o conselho dado pelo pontífice no Vaticano. “Ele me pediu: ‘Não perca a simplicidade’. E depois completou: ‘Como está o Rio Grande do Sul?’ Respondi que o caminho é longo, e ele disse: ‘Coragem, vai em frente’”, contou Dom Jaime. Ele também destacou os desafios do mundo atual, como conflitos e miséria, afirmando a necessidade de promover “concórdia, paz e vida plena para todos”.
Após 55 anos, a Arquidiocese de Porto Alegre volta a ter um cardeal. Dom Jaime sucede Dom Vicente Scherer, nomeado em 1969. “Dom Vicente viveu um tempo muito diferente, com simplicidade e despojamento. Aqui, fui acolhido e estou aprendendo a ser bispo”, concluiu Dom Jaime, reforçando seu compromisso com a comunidade e com a nova missão junto ao clero de Roma.