Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Gravataí encerra ano com encontro dos grupos de saúde mental em meio à natureza

IMG 8807

Nesta terça-feira, 17, uma ação de encerramento do ano reuniu partilhantes dos 12 grupos de saúde integral mantidos pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em Gravataí, que trabalham o cuidado e o apoio à saúde mental e são abertos a qualquer pessoa que queira participar. Com mais de 50 pessoas presentes ao longo do dia, o encontro realizado no Sítio Laranjal, na ERS-020, contou com piquenique, jogos coletivos e atividades em meio à natureza. 

“Temos que aprender a viver o tempo presente, valorizar o hoje. O futuro pode ser que nem aconteça, então é importante aproveitarmos o momento atual. Nossos grupos valorizam tudo o que o SUS preconiza, como universalização, integralidade e promoção da saúde, fortalecendo o contato com a espiritualidade e com a natureza”, destacou o psicólogo da SMS Gerson Jung, responsável por diversos grupos de apoio à saúde mental integral em Gravataí.

Sempre na 3ª terça-feira do mês, cerca de 15 a 20 partilhantes se reúnem no Sítio Laranjal para participar do Grupo Limonada. No local, as rodas de conversa fortalecem o contato ao ar livre para trabalhar além das expressões verbais e debatem temas voltados aos cuidados com a saúde mental, em especial ansiedade e depressão. “Os grupos não param, eles continuam em atividade em janeiro e fevereiro, faça chuva, faça sol”, garante o psicólogo. 

Além das atividades integrativas, a ação de hoje contou com exercícios de relaxamento e lanche partilhado, sempre com o objetivo de promover o vínculo consigo mesmo e com o outro, bem como multiplicar os momentos de integração. Para 2025, os grupos prometem ser ainda mais fortes, de forma a garantir qualidade de vida plena e próspera às pessoas que participam dos encontros. 

Grupos de apoio à saúde mental integral

Com o intuito de levar saúde e bem-estar, promover práticas integrativas e trabalhar o cuidado e o apoio à saúde mental, a SMS mantém grupos na cidade voltados à promoção da saúde nos quais são discutidos diversos temas, envolvendo uma grande rede de apoio multidisciplinar em que os partilhantes podem se expressar livremente. O grupo Violeta, por exemplo, completou 27 anos de existência e com atividades ininterruptas, contando com mais de mil encontros já realizados. 

Com exercícios de respiração e meditação, os partilhantes trocam saberes, angústias e desafios de cada um. Atualmente, existem 12 grupos em Gravataí, que funcionam em espaços descentralizados em todo o município. Os locais e dias em que ocorrem os grupos podem ser conferidos em anexo. Mais informações também podem ser verificadas pelo telefone 3600 – 7175 ou junto às unidades de saúde.



Total
0
Shares
Anterior
Dom Jaime Spengler reza primeira missa em Porto Alegre após retorno do Vaticano
f222a9f5 2d88 4270 8928 38c0eeb49e6b

Dom Jaime Spengler reza primeira missa em Porto Alegre após retorno do Vaticano

O cardeal Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e ex-bispo

Próximo
Circuito Histórico Cultural resgata a trajetória de Gravataí e celebra os 50 anos do Museu Agostinho Martha
IMG 8808

Circuito Histórico Cultural resgata a trajetória de Gravataí e celebra os 50 anos do Museu Agostinho Martha

Atualmente conhecido como Museu Municipal Agostinho Martha, o prédio mais antigo

Leia também...