O empresário de Gravataí Marcelo Marques oficializou na noite de segunda-feira (02) que será candidato à presidência do Grêmio. Ele se junta a Denis Abrahão como nomes confirmados para disputar o pleito deste ano para o triênio 2026-28. Em março, o blog já havia adiantado essa informação. Marques anunciou sua decisão durante o programa “Um Assado Para…”, do jornalista Duda Garbi. Ele é dono e fundador de uma empresa de comércio de pães congelados, a Marquespan, que começou em Gravataí, e hoje vende para todo o país.
O ex-garçom comentou que iniciou seu negócio junto com o irmão mais velho Claudiomar há 26 anos, com um investimento de R$ 30 mil. O dinheiro emprestado pelo pai metalúrgico aposentado foi utilizado para a compra de uma área ao lado de um pequeno mercado de Gravataí, onde surgiu a ideia e construiu a primeira fábrica de pães da família. Com a ajuda da mãe, que cedeu uma kombi para transportar as encomendas, ele montou a Panificadora Marques e passou a revender massa crua para cinco comércios da região metropolitana. Desde 2012, o negócio se expandiu para São Paulo, onde foi construida a maior fábrica do grupo de pães congelados em Tatuí já com o nome de Marquespan. A marca é líder no setor de panificados nas regiões Sul e Sudeste, além do Mato Grosso do Sul, onde é responsável por 20% da produção local.
Em 2023, sua marca também participou da contratação do uruguaio Luis Suárez, aportando recursos para o pagamento de parte dos salários do jogador. Para ingressar na corrida presidencial, o empresário retirou o patrocínio que sua empresa mantinha com o rival Internacional – e manterá a parceria que também possui com o Tricolor.
Marcelo Marques rechaçou qualquer possibilidade de transformar o clube em SAF. Também pretende negociar a compra da Arena. O empresário enfatizou que não existe a possibilidade do estádio do Grêmio ter o nome de “Arena Marquespan”. O próprio candidato, se necessário, disse que pode bancar do próprio bolso um CT para o futebol feminino. Um sonho distante seria um estádio exclusivo para as gurias gremistas. Recentemente, o empresário tentou a aquisição do estádio do Cerâmica, onde o time feminino já mandou seus jogos, para a construção de uma arena multiuso.
Ele conta com o apoio de Odorico Roman, Antônio Dutra Júnior, Gaúcho da Geral e mais nomes que ainda não foram divulgados estão juntos na candidatura. As eleições para presidente do Grêmio estão previstas para o final de novembro. Antes, em setembro, ocorrerá a eleição para a renovação de 150 cadeiras do Conselho Deliberativo. As datas do pleito ainda serão confirmadas.