Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Equipe Multidisciplinar do Becker atende 2.500 pacientes com suspeita de AVC em dois anos

de128c6a dbd1 4b75 818e e611edbd6646

Em junho de 2023, há exatos dois anos, o Hospital Dom João Becker formava sua atual equipe multidisciplinar de combate ao AVC. Desde então, foram cerca de 2.500 pacientes avaliados, com aproximadamente 700 internações de caráter neurológico, em uma dinâmica que exige total integração, não apenas entre os membros da equipe, mas também com outros agentes de socorro, como as UPAs e o SAMU. Ao final, nesses 24 meses, o Becker conquistou o selo ouro da Iniciativa Angels (de abrangência internacional) e também contribuiu para que Gravataí passasse a integrar o seleto grupo de 27 “Cidades Angels” no mundo.

A rotina intensa da equipe multidisciplinar permitiu que mais de 1.600 protocolos de atendimento em AVC fossem acionados, salvando vidas e evitando possíveis sequelas por meio de técnicas eficazes e no menor tempo possível. “Passados dois anos, é possível afirmar que nosso grupo está plenamente entrosado, com fluxos bem definidos, protocolos compartilhados e uma rotina de trabalho colaborativa. Esse amadurecimento se reflete nos resultados assistenciais e no engajamento de todos com a missão do hospital”, afirma o neurologista Diógenes Zan, líder da equipe no Dom João Becker. Segundo ele, a construção do time foi feita com muito cuidado, respeitando a cultura local e promovendo uma verdadeira integração entre médicos, profissionais de enfermagem, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, entre outros especialistas. A grupo multidisciplinar garante cobertura 24 horas por dia no hospital.

Os indicadores de qualidade refletem as ações. Nos últimos dois anos, houve um significativo aumento de 250% na taxa de trombólise (tratamento agudo que pode reverter o AVC e salvar vidas), além de uma redução de 20% na taxa de mortalidade relacionada à doença. São números saudados pela direção do hospital, que também destaca a importância da multiplicação do conhecimento por meio da parceria com a Unisinos. “A montagem da nova equipe de neurologia em 2023 foi norteada pela busca da excelência assistencial. A Unisinos foi importante ao nos auxiliar a captar e fidelizar os médicos que também passaram a atuar como professores de Medicina. A sinergia entre assistência e ensino traz bons resultados para todos e, principalmente, para os pacientes”, comenta o diretor médico, Fernando Issa. Segundo ele, essa estratégia também foi usada com sucesso em outros serviços do hospital, como a cardiologia e a UTI.

MAIS AVANÇOS – Mesmo com ótimos indicadores e reconhecimento internacional, ainda há espaço para avançar, visando um caminho contínuo de melhoria. “Podemos investir na ampliação da equipe, especialmente em horários críticos; intensificar os treinamentos multiprofissionais; e aprimorar a infraestrutura digital e física de suporte ao atendimento do AVC”, comenta Diógenes. Segundo o neurologista, um próximo passo importante é a estruturação completa do modelo de telemedicina, para reforçar ainda mais a cobertura e a segurança clínica no regime de sobreaviso.

Outro movimento recente de melhoria, que impacta positivamente, foi a unificação da equipe médica que atua nas UPAs e na Emergência do Hospital Dom João Becker. Segundo Diógenes, ter times integrados entre UPA e hospital permite a padronização de condutas, ganho de tempo nos encaminhamentos e maior previsibilidade para os profissionais. “No caso específico do AVC, em que minutos fazem a diferença entre a vida e a incapacidade, essa integração pode reduzir o tempo porta-agulha e ampliar o acesso ao tratamento trombolítico, fortalecendo ainda mais os resultados que já vêm sendo alcançados”, afirma.

P.S. Nas fotos, reunião semanal da equipe multidisciplinar de combate ao AVC do Hospital Dom João Becker



Total
0
Shares
Anterior
Gravataí apresenta potencialidades nas áreas de inovação, tecnologia e desenvolvimento na Gramado Summit 2025
Screenshot

Gravataí apresenta potencialidades nas áreas de inovação, tecnologia e desenvolvimento na Gramado Summit 2025

Com o objetivo de fortalecer o potencial econômico e tecnológico da cidade, a

Próximo
Próxima edição do maior evento de rua de Gravataí ocorre neste domingo (8)
IMG 3816

Próxima edição do maior evento de rua de Gravataí ocorre neste domingo (8)

Com lugar marcado na agenda mensal dos gravataienses, o Rua Aberta chega em sua

Leia também...