A Prefeitura de Gravataí, através da Guarda Municipal, realizou nesta manhã, 22, nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Érico Veríssimo, o primeiro treinamento e capacitação de Primeiros Socorros em Ambiente Escolar, com base na Lei Lucas.
O treinamento disponibilizado ao grupo de professores, foi solicitado pelo diretor da escola, Moacir Cunha, que achou oportuno a data disponibilizada em calendário escolar para formação na escola com todo o grupo de professores, para que todos saibam os procedimentos corretos a serem seguidos, em caso de qualquer sinistro na escola, visando também a segurança de todos os alunos e profissionais envolvidos.
A capacitação foi conduzida pelo instrutor da Guarda Municipal, Demétrio Moura, e o Guarda Municipal Da Rosa.
“Essa necessidade surgiu através de uma demanda no recreio em que dois alunos se machucaram e que na situação, não sabíamos qual a forma correta de proceder. Então, após o atendimento da guarda municipal, que prontamente nos atendeu na situação, também recebemos a disponibilização de uma formação na escola para Primeiros Socorros nesta segunda-feira”, esclareceu o diretor da escola Moacir Cunha.
“Com este treinamento, esperamos que todos os profissionais da escola estejam aptos a lidar com situações de emergência, deixando de lado o impulso e utilizando os conhecimentos técnicos adequados para estas situações”, relatou o diretor Moacir Cunha.
Segundo Da Rosa, esta é a primeira escola em que estão realizando o treinamento.
“Caso alguma escola tenha interesse em ter treinamento, deverá realizar um agendamento com a Guarda Municipal, sendo que a realização dependerá do tempo e das possibilidades da Guarda Municipal”.
O guarda municipal esclarece que este treinamento tem a duração de quatro horas, visando atender aos conhecimentos básicos destinados ao ambiente escolar, focando em causas como: quedas, lesões, desmaios, convulsões, imobilização, instruções de quais os procedimentos a serem seguidos, incluindo teoria e prática.
O Guarda Municipal Moura afirmou que o treinamento realizado para a escola “está focado em especificidades que ocorrem nas escolas do município, como traumas, engasgos, em geral; para que os professores realizem o pronto atendimento básico até que os alunos recebam o socorro das unidades”, finalizou.