Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Cachoeirinha ultrapassa os 800 casos prováveis de dengue e projeção é piorar em abril, alerta Secretaria de Saúde

40eaccf4 4386 4877 a374 d8761aaf957f

Desde o início do ano, Cachoeirinha já contabiliza 889 casos prováveis de dengue e 276 confirmados por causa da doença. O levantamento é da Secretaria Municipal de Saúde. Há uma semana, a Prefeitura de Cachoeirinha decretou situação de emergência para a dengue na cidade em razão da alta exponencial registrada nos últimos dias. E as projeções não são nada animadoras. A expectativa é de que abril seja o pior mês em quantidade de casos e que os números passem a baixar a partir de maio, com a estação mais fria.

De acordo com o boletim divulgado na terça-feira (26/03), o município registrou 889 casos notificados da doença. Deste total de notificações, 276 casos foram confirmados. Outros 69 foram descartados e 544 estão sob investigação. Dos 276 casos confirmados, 190 são considerados casos autóctones, ou seja, foram contraídos na cidade.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, Cachoeirinha fechou o mês de fevereiro com 22 casos positivos, porém, os atendimentos aumentaram consideravelmente nas unidades de saúde e na UPA. O aumento de casos já sendo monitorado pela Secretaria de Saúde do Estado desde dezembro de 2023.

  • O verão de altas temperaturas e chuvoso, além do inverno de 2023, com pouco frio, são alguns dos motivos para o aumento da dengue. Apesar de o mosquito já ter aprendido a viver no frio, o inverno rigoroso faz com que diminua um pouco a sua proliferação.

Medidas preventivas

Principais criadouros – O lixo doméstico ainda é um dos principais focos do Aedes nas residências. Em seguida, depósitos móveis (vasos, frascos, pratos e bebedouros); depois vem pneus e outros materiais rodantes, depósitos como barril, tanque e poços, entre outros.

Dicas de prevenção – Para reduzir a incidência da doença, a população deve ser consciente e contribuir eliminando água parada, tampando tambores, poços, cisternas e reservatórios de água e colocando areia fina na borda dos recipientes com plantas e bebedouros de animais de estimação. Também é preciso se atentar para os suspiros das fossas para que não fiquem abertos, tampando com tela ou uma meia velha.

Sintomas das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti:

Dengue – febre alta, dor de cabeça, dor muscular, dor ao movimentar os olhos e manchas vermelhas pelo corpo.



Total
0
Shares
Anterior
Gravataí pode ter segundo turno nas eleições deste ano, afirma TRE-RS
64052e15 bcfb 4c4d 9746 d42ec29a9bcf

Gravataí pode ter segundo turno nas eleições deste ano, afirma TRE-RS

Voltaire, vice-presidente do TRE-RS, que será o presidente da Corte no período

Próximo
Acessível, equipada e moderna, nova Unidade de Saúde da Família Aristides D’ávila é inaugurada pela Prefeitura de Gravataí
UNIDADE FAMILIA A D

Acessível, equipada e moderna, nova Unidade de Saúde da Família Aristides D’ávila é inaugurada pela Prefeitura de Gravataí

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS),

Leia também...