A escritora e historiadora Vera Lúcia Maciel Barroso foi convidada oficialmente, na tarde desta quarta-feira, 31, para ser patrona da Feira do Livro de Gravataí 2024. A Feira, que está em sua 35ª edição, será realizada neste ano em local inédito, na nova Rua Coberta de Gravataí, e tem como tema “Patrimônio: vivendo nossa história”.
“Muito me emociona”, salienta Vera, sobre ter sido escolhida para ser patrona da Feira do Livro de Gravataí. “Estou aqui para contribuir. O compromisso de quem é patrono, na verdade, é trabalhar na consciência para a leitura”, ressalta a escritora, que diz ser um desafio ‘competir’ com as telas dos celulares nos dias atuais.
“Precisamos disseminar a ideia da leitura para todos, não só para as crianças, mas para idosos. Quero poder contribuir neste trabalho”, finalizou.
O Prefeito Luiz Zaffalon destaca o currículo da patrona, que já foi professora universitária, possui inúmeros trabalhos publicados no Brasil e no exterior, é diretora do Departamento de História da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul, entre tantos outros feitos importantes no meio literário, histórico e cultural.
“A Vera é uma exímia escritora, é uma honra ter ela como patrona da nossa 35ª Feira do Livro e contribuindo com a disseminação e resgate da prática da leitura no nosso município”, comentou.
O ato oficial ocorreu no Gabinete do Prefeito e contou com a presença da primeira-dama Marlene Zaffalon, da secretária de Educação Aurelise Braun, da chefe de gabinete Mari Leia Bastiani, da diretora de Cultura Alini Muniz, da presidente do Conselho Municipal de Política Cultural Silvia Maciel, do diretor de Comunicação e Relações Sociais Rodrigo Silva, do presidente da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul Régis Albino, além da presença das servidoras Maria Inês Guilloux e Lea Mondo, das secretarias de Cultura e de Educação.
A Patrona
Vera Lúcia Maciel Barroso possui graduação em Ciências Sociais Plena pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS (1974), graduação em História/Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), graduação em Estudos Sociais Curta/PUCRS (1971), especialização em História da Cultura/PUCRS (1977), mestrado em História/ PUCRS (1979), especialização em História Social, Política e Cultural do Rio Grande do Sul/Faculdade Porto-Alegrense-FAPA (1980) e doutorado em História do Brasil/PUCRS (2006).
Atuou nos cursos de graduação em História e Pedagogia e nos cursos de especialização em História e Educação da Faculdade Porto-Alegrense, entre 1985 e 2014. É uma das idealizadoras do Centro Histórico-Cultural Santa Casa de Porto Alegre e historiógrafa da Santa Casa, desde 1986, onde coordena o Arquivo Histórico da Instituição.
Tem vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior e mais de 50 obras organizadas na área de História, com ênfase em História do Brasil, História do Rio Grande do Sul e Patrimônio Histórico, atuando principalmente com os seguintes temas e linhas de pesquisa: memória e patrimônio, história oral, educação e ensino de História, história e cultura açoriana, tropeirismo, história agrária dirigida à cana-de-açúcar, povoamento e formação de municípios no RS e história da saúde.
É membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Participa do GT Ensino de História e Educação da ANPUH/RS. Coordenou por 30 anos os Encontros dos Municípios Originários de Santo Antônio da Patrulha – Raízes, evento com a participação de 78 municípios do Rio Grande do Sul. Participou da comissão organizadora do XIII Encontro Nacional da História Oral da Associação Brasileira de História Oral (2016).
Coordenou a Regional Sul da Associação Brasileira de História Oral (2016-2018). Coordenou a organização do IX Encontro da Regional Sul da Associação Brasileira de História Oral (2017). Coordenou a organização do IX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (2019). Coordenou a organização do I Encontro Internacional de História e Genealogia Açoriana em 2019, e da sua segunda edição em 2022, no Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre. Coordenou a Comissão Organizadora do Encontro Internacional Raízes Açorianas no Rio Grande do Sul em 2022. Liderou a organização do e-book “Açorianos em Porto Alegre: História, Genealogia e Cultura”, comemorativo aos 250 anos da fundação de Porto Alegre e 270 anos do povoamento açoriano no Rio Grande do Sul.
É diretora do Departamento de História da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul. Coordena, desde 2009, os Encontros de Pesquisadores do CHC Santa Casa de Porto Alegre. Recebeu insígnia honorífica de reconhecimento da Assembleia Legislativa e do Governo da Região Autónoma dos Açores/Portugal (2022). Recebeu o título de Embaixadora da Cultura da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha/RS (2022).