A indicação do vereador Thiago De León (PDT) como vice na chapa do pré-candidato a prefeito de Gravataí pelo MDB, Marco Alba, repercutiu mal em setores da centro-esquerda e provocou um clima de discórdia entre integrantes do partido. Inclusive, alguns militantes brizolistas ameaçaram abandonar a legenda após o anúncio.
Foi o caso da ex-vereadora por duas legislaturas (2004-2012), exercendo a função de presidente da Câmara Municipal durante o primeiro mandato, e ex-candidata a prefeita nas eleições de 2012, 2016 e 2017, Anabel Lorenzi, que anunciou sua saída do PDT, através de suas redes sociais.
“Hoje me despeço do PDT. Agradeço a parceria e a convivência dos trabalhistas ao longo dos últimos anos. Infelizmente não tenho mais como continuar nas fileiras do Partido com esta aliança. Sigo em frente e na luta por dias melhores”, disse Anabel, que também foi ex-presidente municipal do PDT e a primeira mulher a presidir a legenda, em postagem no Facebook.
Nos bastidores, há informações que ex-dirigentes do partido ficaram descontentes com a aliança entre o PDT e MDB, que já foram adversários históricos na região metropolitana.