A Prefeitura de Gravataí realizou, na tarde desta terça-feira, 30, a abertura da “ExpoCaps i”, uma iniciativa do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps i) Flor de Lótus que apresenta pinturas em tela, quadros e maquetes feitos por crianças e adolescentes atendidos pelo serviço especializado da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de referência em saúde mental a menores de 18 anos. Aberta e gratuita à população, a mostra ocorre na Praça do Quiosque, em frente ao Hospital Dom João Becker, e ficará com os trabalhos expostos até o dia 23 de fevereiro.
“Preparamos essa exposição com muita atenção e carinho. É um momento muito importante, pois são obras produzidas pelas próprias crianças e adolescentes. A arte auxilia, e muito, na expressão dos nossos sentimentos e angústias”, explica a psicóloga Nara Simone da Silveira, coordenadora do Caps i, lembrando que ainda estamos no Janeiro Branco, campanha voltada para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.
Conforme o serviço, a “ExpoCaps i” tem o objetivo de contribuir para a autoestima e a autoconfiança dos pacientes atendidos por meio da exposição e valorização dos talentos e diferentes expressões artísticas. Além disso, busca compreender a linguagem como forma de expressão e comunicação, bem como ampliar o repertório linguístico e literário do público infantojuvenil.
“Este foi um trabalho em equipe, de um assunto que ainda possui muito estigma e preconceito, que é a saúde mental. As obras expostas na nossa mostra representam a essência de cada um. Que seja o primeiro de muitos eventos com essa temática”, destacou a psicóloga do Caps i Arieli Haubert, responsável pela exposição.
Conforme a coordenadora dos Serviços e Ações Programáticas Estratégicas (SAPE) da SMS, Juliana Fontoura, o incentivo à arte e à educação é fomentado diariamente pelo Caps i e pela SMS. A exposição, assim, vai ao encontro das ações de promoção à saúde desenvolvidas pela pasta no que tange aos cuidados em saúde mental e integral.
Tal ideia é partilhada pela Diretora em Saúde Mental da SMS, Paola Almeida. “Essa mostra é um sonho que estamos tornando realidade. A criança de hoje é o adulto de manhã, e essa criançada está de parabéns pelas obras”, completou. Durante a tarde, também houve a apresentação de outras expressões artísticas, tais como música à capela e dança. Familiares das crianças e dos adolescentes também estiveram presentes para prestigiar a abertura oficial.
A exposição “ExpoCaps i” estará aberta à visitação até 23 de fevereiro, sempre de segunda a sexta-feira, das 9 h às 17 horas. Grupos podem agendar visitas guiadas diretamente com a coordenação da Praça do Quiosque, que está na Praça Leonel de Moura Brizola, s/nº, Centro, em frente ao Hospital Dom João Becker.
Caps i
Localizado na rua Madre Marta Maria, 35, no bairro Salgado Filho, o Caps i realiza atendimentos por acolhimento, por demanda espontânea ou encaminhamentos via unidades de saúde ou serviços intersetoriais do município. O serviço especializado atende crianças e adolescentes até 18 anos incompletos (17 anos, 11 meses e 29 dias) com transtornos mentais graves e persistentes, que necessitam de acompanhamento com equipe multiprofissional.
O Caps i também desenvolve outras atividades que promovem os cuidados com a saúde mental, tais como oficinas, horta, meditação e rodas de conversa com adolescentes. As ações são realizadas durante o ano inteiro, pois são atividades que fazem parte do Plano Terapêutico Singular (PTS) de cada paciente – de modo a otimizar o tratamento medicamentoso e contribuir para a evolução do processo do tratamento como um todo.