A Polícia Civil de Canoas desencadeou a Operação Divisas na terça-feira (25), visando desarticular uma organização criminosa especializada em extorsão de empresários na Região Metropolitana de Porto Alegre, através do conhecido golpe dos nudes. A operação resultou na prisão de sete indivíduos.
Os membros do grupo criminoso, que atuavam em cidades como Porto Alegre, Gravataí, Canoas, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul e Charqueadas, se passavam por policiais para intimidar as vítimas, aumentando progressivamente as demandas por dinheiro. A investigação, conduzida pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Canoas, executou dois mandados de prisão preventiva e 29 de busca e apreensão nas mencionadas localidades.
Conforme informações da Polícia Civil, o esquema era orquestrado por um detento da Penitenciária Estadual de Charqueadas, que enviava ordens que incluíam até mesmo a execução de indivíduos. Um dos episódios mais graves vinculados a essa rede ocorreu quando um homem foi assassinado em Porto Alegre, com seu corpo sendo abandonado em Canoas, evidenciando a brutalidade e a extensão das atividades ilícitas do grupo.