Com aglutinação de níveis e escalonamento salarial, prefeito Luiz Zaffalon irá encaminhar um projeto de lei substitutivo para votação na Câmara de Vereadores
A Prefeitura de Gravataí fechou acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública Municipal de Gravataí (SPMG) para o pagamento do piso salarial nacional aos níveis da carreira do magistério da rede municipal. Em assembleia na manhã desta quarta-feira, 29, a entidade apresentou a proposta do Governo Municipal, que foi aceita pela maioria dos presentes. A decisão também encerra a greve dos professores em Gravataí.
O prefeito Luiz Zaffalon afirma que este acordo foi um alívio, pois dentro desse novo projeto, o governo conseguirá pagar o piso e atender, também, às demandas dos professores. “Com esse acordo, conseguimos manter a condição de continuar investindo na cidade, o que é fundamental. O apoio coeso da nossa base de vereadores, que soube compreender a importância do tema e não se deixou levar pelos ataques da oposição, criou o ambiente necessário para que governo e sindicato pudessem, em colaboração mútua, trabalhar no ajuste fino deste grande acordo em favor de Gravataí”, afirmou.
O PL substitutivo
Com o acordo, haverá a diminuição de níveis de carreira, de sete para cinco. Dessa forma, os níveis I e II passam a ser I; o nível III e IV atenderá pelo nível II; o nível V é o III; o nível VI é o IV; o nível VII fica como nível V. A alteração, além do pagamento do piso, não afeta o salário dos níveis maiores.
A diferença salarial entre níveis passará por um escalonamento. Em acordo com o Sindicato, a Prefeitura iniciará pagando a diferença de 7%, em 2024, subindo anualmente até chegar nos 10% solicitado pela categoria em 2027.