Gravataí vai receber parte do aporte de R$ 7 bilhões que a General Motors (GM) vai investir na fabricação de novos veículos até 2028 nas quatro unidades da montadora no Brasil.
Com o investimento anunciado, a GM deve fabricar o novo SUV na sede gaúcha. Outra novidade deverá ser a renovação dos modelos Onix e Onix Plus, também fabricados em Gravataí e que devem chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2025. O SUV gaúcho deve ser lançado em até dois anos. O objetivo da montadora é concorrer com o Fiat Pulse e Renault Kardian.
Em reunião com o presidente do Sinmgra (Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí) Valcir Ascari, o Quebra-Molas, o presidente da GM América do Sul Santiago Chamorro, confirmou a inclusão do município dentro dos recursos de R$ 7 bilhões programados no período entre 2024 e 2028, mas não detalhou volume de aporte para Gravataí.
Conforme a empresa, o objetivo da nova injeção de capital no país é a modernização das atuais fábricas com um foco em aumentar a sustentabilidade na cadeia produtiva.
Além da unidade de Gravataí, atualmente, a montadora conta com outras três fábricas no país, em São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP) e Joinville (SC) — esta última apenas de motores. A previsão é que os efeitos desse investimento sejam observados já neste ano, com o lançamento de seis novos veículos, dentre eles, dois elétricos — o Blazer EV, que será um SUV Premium, e o Equinox (um SUV mais básico).