Gravataí está entre os municípios credenciados para a segunda edição do Programa Partiu Futuro Reconstrução. O anúncio foi realizado no início desta semana pelo governo do Estado, que lançou dois programas voltados para promover o desenvolvimento e inclusão socioprodutiva de jovens gaúchos: a criação de doze Centros de Referência para a Juventude – Reconstrução (CRJs).
No total, serão implementadas doze unidades em cidades abrangidas pelo programa RS Seguro, prioritariamente em áreas com elevados índices de vulnerabilidade social, bem como em municípios como Gravataí que estiveram em situação de emergência ou calamidade em decorrência das enchentes de 2024.
Com investimento de R$ 14 milhões, os Centros de Referência para a Juventude – Reconstrução serão voltados para promover o desenvolvimento integral de jovens em situação de vulnerabilidade social, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e que tenham entre 15 e 29 anos. Dentre as atividades oferecidas estão oficinas artísticas, cursos de qualificação profissional e aulas de reforço escolar.
A estimativa é de que 12 mil jovens sejam atendidos ao longo de 12 meses. Os participantes receberão uniforme, alimentação durante as atividades e incentivo de R$ 150 para a permanência durante os períodos de duração dos cursos de qualificação.




