Blog do Chico Pereira

Chico Pereira nasceu em Gravataí, habilitado em jornalismo (DRT 10548) possui 35 anos de colunismo. Trabalhou no Jornal do Comércio, Folha do Vale, Correio de Gravataí e Jornal Momento Regional, trabalhou também em rádio e tv.

É sócio fundador da Federação Brasileira de Colunistas e Associação dos Colunistas do Rio Grande do Sul, e recentemente recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do RS, em reconhecimento ao seu trabalho na área da comunicação.


Gravataí já expediu mais de 120 carteiras de identificação da pessoa com fibromialgia

IMG 1117

Em maio do ano passado, a Prefeitura de Gravataí adotou a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia, que garante atendimento preferencial a fibromiálgicos em órgãos públicos, empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e empresas privadas localizadas no município gravataiense. De lá para cá, ao menos 126 carteiras foram expedidas, em uma iniciativa que busca acolher e prestar atendimento humanizado aos pacientes.

Mais presente na população feminina, a fibromialgia é uma doença multifatorial, sendo a dor generalizada em músculos e articulações o sintoma mais evidente, geralmente associada a outros sintomas, como alterações no sono, cansaço excessivo, hipersensibilidade ao toque, dificuldades de concentração e de memória, além de distúrbios do humor, depressão e ansiedade.  

O motivo pelo qual as pessoas desenvolvem a doença, no entanto, ainda é desconhecido. Conforme a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), ainda que não exista cura para a fibromialgia, o tratamento consiste em aliviar os sintomas da doença. A prática de atividade física, além disso, é reconhecidamente um método não medicamentoso de grande impacto na melhora das dores, do humor e da qualidade de vida dos pacientes com fibromialgia.

Durante todo este mês, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem intensificado as atividades alusivas ao “Fevereiro Roxo”, campanha dedicada à conscientização sobre Fibromialgia, Lúpus e Alzheimer. A identificação e o diagnóstico precoce das doenças crônicas em seus estágios iniciais auxiliam para que os sintomas das enfermidades sejam controlados e/ou minimizados, com o intuito de garantir maior qualidade de vida aos pacientes.

Confira abaixo os critérios e fluxos para a expedição da carteira de identificação:

I – O requerente deverá fazer a solicitação da Carteira de Identificação via protocolo, acompanhado de laudo médico com indicação do CID, documento de identidade, número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e comprovante de endereço de Gravataí;
II – A Carteira de Identificação deverá conter, no mínimo, as seguintes informações: nome completo do portador, CPF, número do cartão nacional de saúde, data de emissão e número do protocolo de solicitação;
III – É responsabilidade do requerente acompanhar o processo por meio de consulta de protocolo pelo Portal do Cidadão;
IV – A Carteira de Identificação será retirada na sede da Secretaria Municipal da Saúde, mediante apresentação do protocolo e documento de identidade.



Total
0
Shares
Anterior
Secretaria da Saúde atualiza dados sobre a dengue em Gravataí e reforça cuidados de prevenção para eliminar criadouros do mosquito
IMG 1116

Secretaria da Saúde atualiza dados sobre a dengue em Gravataí e reforça cuidados de prevenção para eliminar criadouros do mosquito

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS),

Próximo
Gravataí é reconhecida por ações ambientais em aterro sanitário desativado
DCIM100MEDIADJI 0088.JPG

Gravataí é reconhecida por ações ambientais em aterro sanitário desativado

A Prefeitura de Gravataí recebeu parecer favorável da Fundação Estadual de

Leia também...