A Prefeitura de Gravataí formou seis novos fiscais de trânsito na manhã desta quinta-feira, 7. Um dia antes da solenidade, na quarta-feira, 6, o prefeito Luiz Zaffalon encaminhou para a Câmara de Vereadores o projeto de lei que institui a gratificação de risco de vida para o cargo de fiscal de trânsito. A gratificação corresponderá a 30% do valor do vencimento básico do cargo.
Uma parceria entre as secretarias de Mobilidade Urbana (Semurb) e para Assuntos de Segurança Pública (Smasp), a solenidade ocorreu no auditório do Centro Administrativo Municipal.
Os formandos participaram do “Curso de Formação de Guardas Municipais”, com uma carga horária de 200 horas/aula e se habilitaram como fiscais de trânsito. A formação é composta por nove módulos, com aulas teóricas e práticas, com base na Portaria nº 966 da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Criado em Gravataí em dezembro de 2005, o cargo de fiscal de trânsito atua de acordo com o previsto no Código de Trânsito Brasileiro. Hoje, o município tem 33 profissionais formados e atuantes, que recebem os seis novos colegas de profissão.
O prefeito de Gravataí Luiz Zaffalon parabenizou os formandos e afirmou que estas ações mostram uma evolução municipal.
“Essa formatura entrega para a cidade profissionais plenamente habilitados para cuidar do trânsito, garantindo mais segurança para toda a população. Aqui em Gravataí, a cada dia que passa, damos sinais de evolução, entregando obras, melhorias e profissionais qualificados. Saúdo vocês pela formatura e desejo que cuidem da nossa cidade”, declarou.
O secretário de Obras Públicas e Mobilidade Urbana Guilherme Ósio ressaltou a importância desta formação e como é necessária a atenção ao trânsito.
“Hoje é mais um dia importante para Gravataí, quero parabenizar os novos fiscais de trânsito pela formatura e pelo trabalho desempenhado. Aqui vejo o quão importante é esse processo, essa equipe, que faz parte da segurança da nossa cidade, junto com a Guarda Municipal. Tenho certeza que o curso foi bem ministrado, então, aproveitem esta oportunidade e cumpram a sua função com orgulho”, saudou.
Em nome dos novos fiscais de trânsito, o orador da turma, Marcelo Chaves Ortiz, afirmou que é com entusiasmo e dedicação que os formandos estão prestes a assumir um papel crucial na segurança viária.
“Como futuros agentes de fiscalização de trânsito, carregamos a responsabilidade de garantir que nossas vias sejam seguras e que todos os cidadãos possam trafegar com tranquilidade. O trabalho que estamos prestes a abraçar é mais do que uma simples aplicação de autos de infração ou alteração do tráfego, seremos garantidores da ordem da via. Isso é sobre educar, conscientizar e salvar vidas”, garantiu durante o discurso.
Estavam presentes na solenidade o secretário da Smasp Tenente Coronel Emílio Barbosa Teixeira, o diretor de trânsito Flávio Ribeiro, a presidente do Sindicato dos Municipários de Gravataí Neusa Vicentini, representantes da Guarda Municipal, da equipe de Fiscais de trânsito e demais pastas do governo municipal. Também participaram da solenidade a vereadora Márcia Becker e o vereador Claudecir Lemes.