A população de Gravataí já pode se imunizar contra a gripe (influenza). Nesta primeira semana, o imunizante está sendo ofertado a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), quilombolas e indígenas. As doses estão disponíveis em todas as 30 unidades de saúde municipais.
“Contamos com uma rede altamente qualificada e equipada, que sempre otimiza a aplicação da vacina da forma mais ágil possível. Nosso objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade em decorrência da doença, principalmente da população mais suscetível ao vírus”, destaca o titular da SMS, Régis Fonseca.
Um dos imunizados nesta segunda-feira, 7, foi Luiz da Silva Nunes, de 66 anos, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, que desde cedo registrou alta movimentação à procura das doses. “Assim que fiquei sabendo do início da campanha, já me programei para logo me vacinar. Todos os anos eu venho garantir a minha proteção contra a gripe”, enfatizou.
A vacina oferecida é trivalente, protegendo contra os vírus da Influenza A H1N1 e A H3N2 e da Influenza B. O imunizante pode ser administrado simultaneamente a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário. Para receber o imunizante, é necessário levar documento de identificação com foto e CPF, caderneta de vacinação (para crianças) e comprovação da condição (para grupos específicos).
Na segunda semana da campanha, entre os dias 14 e 17 abril, a vacina contra a gripe será ampliada para trabalhadores da saúde (da área pública e privada), professores (da área pública e privada), jovens e adultos em medidas socioeducativas e sistema prisional, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e pessoas em situação de rua.
Na terceira semana da campanha, entre os dias 22 e 25 abril, a imunização se estende para os demais grupos prioritários, que incluem profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, profissionais das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários e trabalhadores dos Correios.
Confira a programação por semana e os grupos prioritários
Primeira semana (7 a 11 de abril)
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
– Pessoas com 60 anos ou mais;
– Gestantes;
– Puérperas (até 45 dias pós-parto);
– Quilombolas e indígenas
Segunda semana (14 a 17 de abril) – a vacinação será ampliada para os seguintes públicos:
– Trabalhadores da saúde (da área pública e privada);
– Professores (da área pública e privada);
– Jovens e adultos em medidas socioeducativas;
– Funcionários do sistema de privação de liberdade;
– Pessoas com comorbidades (Doença respiratória crônica, Doença cardíaca crônica, Doença renal crônica, Doença hepática crônica, Doença neurológica crônica, Diabetes, Imunossupressão, Obesidade Grave (Imc≥40), Transplantado, Portadores de trissomias)
– Pessoas com deficiência permanente;
– Pessoas em situação de rua.
Terceira semana (22 a 25 de abril) – a vacinação será ampliada para os seguintes públicos:
– Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
– Profissionais das Forças Armadas;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores do transporte coletivo;
– Trabalhadores portuários;
– Trabalhadores dos Correios.